MUSEU CASA DE EDUARDO RIBEIRO - MUSEU EM MANAUS


O Museu Eduardo Ribeiro, funciona em um belo casarão localizado na rua José Clemente, área próxima a dois dos mais importantes prédios históricos da cidade de Manaus, o Palácio da Justiça e o Teatro Amazonas.


No local, dizem que viveu um dos políticos mais referendados na história do Amazonas, responsável pela transformação urbanística de Manaus durante a obtenção de grandes receitas econômicas originadas do período áureo da borracha.


Há porém, uma série de elementos curiosos expostos vinculados a Eduardo Ribeiro, como por exemplo livros, jornais da época e até mesmo peças técnicas, como pedras de paralelepípedos usadas nas ruas da cidade no período de transformação, etc. No térreo funciona também a sede da Academia Amazonense de Medicina.


Por muitos anos o casarão esteve em estado de abandono, em ruínas mesmo. Sempre que passava na José Clemente, sentia enorme frustração ao perceber a insensibilidade dos mandatários que muitas vezes tratam de forma tão irresponsável a memória de nossa cidade.


Felizmente o poder público deu ênfase a reforma, bem como a criação do espaço que objetiva dar uma dimensão da importância de Eduardo Ribeiro na trajetória histórica, política e social da cidade de Manaus.


Deixo meus agradecimentos aos atenciosos colaboradores do Museu Caio Henrique e Missecleys Coelho que me receberam muito bem.

Fotos: Soraia Magalhães
Foto de Soraia com Caio Henrique: Missecleys Coelho

Museu Casa Eduardo Ribeiro
Rua José Clemente, n.º 322 – Centro
Horário de visitação: Terça a sábado (9h às 17h), Domingo (16h às 20h)
Entrada gratuita
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

4 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
admin
14 de julho de 2011 15:42 ×

Adorei !!
Obrigado,
Peter Bosco

Responder
avatar
Rila Arruda
admin
20 de janeiro de 2013 12:51 ×

Não há evidência de que o referido prédio foi a casa do ex-governador Eduardo Ribeiro. Gostei do blog! Conheça o meu: www.museusdoamazonas.blogspot.com

Responder
avatar
8 de maio de 2013 11:32 ×

Obrigada Rila Arruda, realmente não há evidências e por isso aponto: "No local, dizem que viveu um dos políticos mais referendados na história do Amazonas...". Vou ver o seu blog! Quanto ao Caçadores de Bibliotecas, fico feliz que tenhas gostado...
Um forte abraço!

Responder
avatar
Anônimo
admin
12 de agosto de 2013 03:49 ×

Tudo que precisava!, Adorei. PARABÉNS!

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário