MUSEU DE ANCON - PERU

O Museu de Ancon funciona em um bonito edifício de dois pisos muito bem estruturado, diferente do espaço físico da biblioteca, tão sem atrativos. Foi inaugurado sem fins lucrativos e tem por objetivo principal a conservação, investigação, exibição e divulgação do patrimônio arqueológico da região.

Possui materiais riquíssimos oriundos das civilizações pré-inca que habitaram a região e dentre o acervo, o que mais me chamou atenção foi a sala que trás informações sobre Caral - a civilização mais antiga das Américas.

É que tive o privilégio de conhecer esse lugar e ver de perto a cidade que está sendo escavada e se relevando ao mundo com suas pirâmides, templos, anfiteatros e outros...a sensação que senti por estar lá foi indescritível.

O Museu de Ancon vai além do plano de exibição de materiais, pois integra a sociedade local em uma série de programas voltados para a gestão educativa realizando atividades culturais como: concursos e trabalhos monográficos, desenhos e pintura relacionados ao patrimônio cultural, conferências, cursos de arqueologia para crianças etc.

A cidade de Ancon possui enorme potencial turístico, por isso penso que seria de grande valia se o poder público disponibilizasse um pouco mais de recursos para a biblioteca e que assim de forma integrada ambos, museu e biblioteca pudessem promover ações significativas em prol da cultura da região. Ganhariam todos, a população local e os visitantes!

Horário de atendimento: das 9 as 18 horas
De segunda a Domingo
É cobrada uma pequena taxa de 2.00 Nuevos soles (equivalente a R$ 1,20).

Fotos: Peter Janzon