BIBLIOTECA PÚBLICA DE CHANCAY - BIBLIOTECAS NO PERU

Chancay é uma cidade localizada a 65 Km ao norte de Lima. O lugar é pequeno, possui astral típico de interior com uma praça muito bem cuidada, bela igreja e muitos restaurantes que vendem “pollos a lá brasa” (frango assado).

O local recebe muitos turistas por causa de um castelo construído entre os anos 1924 e 1935, ao qual não pude visitar, porém tive a possibilidade de conhecer outros lugares no centro, dentre os quais a Biblioteca.

Se chama Biblioteca Municipal Carlos Cueto Fernandini e funciona no interior do edifício administrativo da Municipalidade de Chancay. Numa ampla sala estão disponíveis vários equipamentos de bibliotecas como mesas, cadeiras, estantes e livros. Quando realizei a visita era janeiro e talvez por isso a Biblioteca estivesse sem usuários, contudo uma parte da sala estava sendo utilizada por funcionários da administração pública.

Conversei com a responsável pela Biblioteca, a Senhora Rosa Huarca Eguizabal que tem formação em História e pós-graduação em Museologia, ela contou sobre a criação de um museu para a cidade haja vista a grande importância da civilização Chancay, assim como grande quantidade de registros arqueológicos da arte pré-colombiana na região. A Senhora Rosa é uma profissional muito interessada e engajada, com um foco centrado em sua área de atuação.

Como já comentei em outras postagens, os peruanos dão bem mais valor aos museus e vejo, porém que a cidade ganharia muito se a biblioteca também possuísse espaço próprio em local de fácil acesso para os moradores e também os turistas.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon
Foto da rua: Iván Andrade-Flickr