MUSEU CASA DE EDUARDO RIBEIRO - MUSEU EM MANAUS


O Museu Eduardo Ribeiro, funciona em um belo casarão localizado na rua José Clemente, área próxima a dois dos mais importantes prédios históricos da cidade de Manaus, o Palácio da Justiça e o Teatro Amazonas.


No local, dizem que viveu um dos políticos mais referendados na história do Amazonas, responsável pela transformação urbanística de Manaus durante a obtenção de grandes receitas econômicas originadas do período áureo da borracha.


Há porém, uma série de elementos curiosos expostos vinculados a Eduardo Ribeiro, como por exemplo livros, jornais da época e até mesmo peças técnicas, como pedras de paralelepípedos usadas nas ruas da cidade no período de transformação, etc. No térreo funciona também a sede da Academia Amazonense de Medicina.


Por muitos anos o casarão esteve em estado de abandono, em ruínas mesmo. Sempre que passava na José Clemente, sentia enorme frustração ao perceber a insensibilidade dos mandatários que muitas vezes tratam de forma tão irresponsável a memória de nossa cidade.


Felizmente o poder público deu ênfase a reforma, bem como a criação do espaço que objetiva dar uma dimensão da importância de Eduardo Ribeiro na trajetória histórica, política e social da cidade de Manaus.


Deixo meus agradecimentos aos atenciosos colaboradores do Museu Caio Henrique e Missecleys Coelho que me receberam muito bem.

Fotos: Soraia Magalhães
Foto de Soraia com Caio Henrique: Missecleys Coelho

Museu Casa Eduardo Ribeiro
Rua José Clemente, n.º 322 – Centro
Horário de visitação: Terça a sábado (9h às 17h), Domingo (16h às 20h)
Entrada gratuita

Comentários

  1. Adorei !!
    Obrigado,
    Peter Bosco

    ResponderExcluir
  2. Não há evidência de que o referido prédio foi a casa do ex-governador Eduardo Ribeiro. Gostei do blog! Conheça o meu: www.museusdoamazonas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rila Arruda, realmente não há evidências e por isso aponto: "No local, dizem que viveu um dos políticos mais referendados na história do Amazonas...". Vou ver o seu blog! Quanto ao Caçadores de Bibliotecas, fico feliz que tenhas gostado...
      Um forte abraço!

      Excluir
  3. Tudo que precisava!, Adorei. PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CARTAZ DE BIBLIOTECA - DIREITOS DO LEITOR, POR DANIEL PENNAC

Salamanca, algumas bibliotecas em 2021

EU NÃO TENHO O HÁBITO DA LEITURA...