VALLADOLID, BIBLIOTECA PÚBLICA (NÃO PERMITEM FOTOGRAFAR)


No dia 19 de agosto de 2017, sábado, visitei a cidade de Valladolid e por conseguinte sua Biblioteca Pública que estava aberta e recebia grande público. Em Salamanca, onde estou morando no momento, as bibliotecas reduziram seus horários durante o verão e aos sábados não estão em funcionamento, por isso foi uma surpresa encontrar essa Biblioteca em atividade.

Como sempre tenho feito, ao longo de sete anos de atividades do Blog Caçadores de Bibliotecas, ao chegar na Biblioteca, me dirigi ao balcão de atendimento e me apresentei a senhora da recepção. Falei sobre meu trabalho com o blog, disse que era bibliotecária brasileira e pedi autorização para fotografar o espaço, contudo, o pedido foi negado. Diante de meus argumentos, chamou outra funcionária para que eu pudesse apresentar novas justificativas. Não teve jeito, chamaram então o segurança que também afirmou ser impossível autorização para fotografar o ambiente. As pessoas foram amáveis, mas firmes na negativa.

Argumentei que objetivava fotografar apenas o espaço, não as pessoas...nada feito. Saí desanimada, desencantada, por que um dos meus objetivos quando realizo uma viagem é efetivamente poder apresentar mais um espaço de biblioteca para aqueles buscam saber sobre bibliotecas em outras partes do mundo, há pessoas que tem esse interesse e algumas dessas acompanham o meu trabalho.

Eu poderia não fazer esse post, poderia não dizer nada, contudo penso que somente quando se questiona, as mudanças podem acontecer. Já visitei muitas bibliotecas, inclusive várias aqui na Espanha e negativas como essas sempre me causam tristeza e sensação de constrangimento.

Eu espero que essas linhas possam tocar os dirigentes do espaço na orientação de que bibliotecas podem e devem ser ambientes visitados por todos, inclusive turistas que se interessam pelos aspectos arquitetônicos, pela decoração, pelos livros e pela vivacidade que uma biblioteca pública democrática deve oferecer. Espero que vejam minhas palavras apenas como uma crítica construtiva.


A Biblioteca Pública de Valladolid é bela, ampla e bem equipada. Uma lástima que seus funcionários não tem autonomia para tomar decisões básicas. Sugiro que em casos como esses eles possam ao menos acompanhar o visitante que objetiva realizar alguns registros fotográficos.

Sugiro também a leitura do artigo "Deixem fotografar as bibliotecas" de Moreno Barros, há uns toques muito bons...

A imagem acima, foi feita em um pátio da área interna, único lugar permitido fotografar. A foto da fachada, era do lado de fora e claro, lá estava livre para fazer o que bem quisesse...
....

Valladolid é uma cidade bem cuidada, possui muitos museus, alguns com entrada gratuita. Eu Visitei o Museu de Valladolid e também o Patio Herreriano Museu de Arte Contemporáneo Español e em ambos foi possível fotografar a vontade. 

Deixo abaixo alguns posts de visitas realizadas em algumas bibliotecas na Espanha aonde foi possível fotografar.

BIBLIOTECA NACIONAL DA ESPANHA - MADRID
BIBLIOTECA PROVINCIAL DE HUELVA - ESPANHA
BIBLIOTECA JOSEP ROIG I RAVENTOS - SITGES - ESPANHA
BIBLIOTECA PÚBLICA PROVINCIAL DE CÁDIZ - ESPANHA


Fotos: Soraia Magalhães e Ana Leila Kadra

Comentários