BIBLIOTECA MUNICIPAL DE AVEIRO - PORTUGAL


A Biblioteca Municipal de Aveiro funciona em grande casarão muito bem localizado, próximo ao burburinho de turistas e barcos na área central da bela cidade de Aveiro.


É realmente fácil localizá-la, tendo em vista que pelas ruas da cidade há placas de sinalização que orientam o turista, ou mesmo o morador local ao encontro com o edifício da Biblioteca, que é considerado um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade.


A Biblioteca possui atmosfera acolhedora. Desde a área de entrada se percebe que o ambiente é interativo. Antes de se chegar ao balcão de atendimento, percorre-se uma área para exposições. A porta da biblioteca não intimida, ao contrário convida a entrar. 


Eu fotografei o balcão de atendimento, contudo optei por deixar a imagem desse abajur que estava lá e que achei lindo. Na verdade, vi poesia em cada canto dessa biblioteca...


É muito bom quando encontramos sites de bibliotecas em funcionamento, no caso da Biblioteca Municipal de Aveiro, encontrei muitas informações, inclusive sobre sua missão: 
Cumprindo a sua missão de Biblioteca de Leitura Pública, a sua atuação desenvolve-se no sentido de facilitar o acesso à documentação e informação existentes nos mais variados suportes, através de um conjunto de serviços que promove, disponibiliza e põe em prática de forma a responder com rapidez e eficácia, às solicitações dos utilizadores que a ela se dirigem nas áreas da informação, da cultura e do lazer.
Não haviam muitos usuários utilizando a Biblioteca durante o horário em que visitamos, mas além de ser período de férias, era por volta das 11:30 da manhã.


Percebe-se que o edifício necessita passar por reformas, contudo demonstra também que foi muito utilizado desde sua inauguração em 1993 e assim mesmo, ainda é muito bonito.


Em termos arquitetônicos as áreas mais bacanas do edifício ficam por conta das escadarias,(veja a imagem que abre esse post), bem como essa enorme claraboia que ajuda a interagir na iluminação natural do ambiente.


Observamos que as colunas foram também utilizadas para dar suporte a poesia...


No percorrido pela Biblioteca, chegamos ao setor infantil onde percebemos que havia uma seta no piso, criada no intuito de atrair a atenção dos pequenos...


Conversamos bastante e fomos guiados pela educadora Teresa Nogueira que realiza um trabalho apaixonante com ações de mediação de leitura e contação de histórias dentro e fora da Biblioteca Municipal de Aveiro.


E fiquei muito apaixonada com essa bicicleta adornada em crochê...Ela também ajuda na decoração.

Abaixo uma imagem da decoração do setor infantil...


A Biblioteca tem regime de livre acesso às estantes! 


E como em muitas casas portuguesas, ali foi possível encontrar também esses belíssimos azulejos.


No setor de multimídia a decoração tinha um aspecto juvenil.



É uma Biblioteca dotada de condições para atender todos os públicos, possuindo inclusive um auditório.


Havia uma exposição de livros reutilizados como adornos decorativos. Foi um funcionário da Biblioteca que preparou os objetos. Fiquei encantada, em especial com o livro O Pequeno Príncipe.  Eu adoraria fazer um curso disso...


Passamos um bom tempo na Biblioteca Municipal de Aveiro e a todos que nos receberam deixo agradecimento pela gentileza com que nos receberam.

Veja nos links abaixo outras bibliotecas visitadas em Portugal: 

BIBLIOTECA MUNICIPAL EDUARDO LOURENÇO - GUARDA
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FARO

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon

Comentários