BIBLIOTECA MUNICIPAL DE COIMBRA - PORTUGAL


Em julho de 2017 visitei a Biblioteca Municipal de Coimbra que funciona no interior da Casa Municipal de Cultura de Coimbra,  amplo edifício que abarca outros serviços culturais da cidade.


Quando lá chegamos, era horário do almoço e a Biblioteca estava fechada. No verão europeu os horários de serviços das bibliotecas sofrem algumas mudanças. Muitas reduzem seus horários, mas o bom é que havia um aviso indicando que reabriria a partir das 14 horas. 


Os espaços destinados aos serviços informacionais são variados e abarcam elementos como: salões de leitura, espaços para uso de computadores, biblioteca Infantil, ludoteca, fonoteca, hemeroteca, videoteca e outros.


Uma das coisas que valorizo muito em uma biblioteca é a iluminação e essa é bastante iluminada!


E na decoração do espaço haviam vários cuidados...como esse entre um dos andares das escadas, onde o destaque fica por conta dessa escultura com o belo poema Saudade de Coimbra...


Na verdade graças a essa visita tive a oportunidade de conhecer a beleza da obra de José Afonso...as palavras Saudade de Coimbra (de Mário F. Fonseca e António de Sousa) foram cantadas por esse artista.


A Biblioteca Municipal de Coimbra é dotada de muito boa estrutura, mas a parte que mais gostei foi da área reservada ao público infantil. Muito bom observar as crianças com seus responsáveis usufruindo do ambiente. 


Possui um acervo de literatura infantil bem amplo!


Na imagem abaixo uma visão geral do acervo de filmes...


E aqui, abaixo uma das salas destinadas ao público adulto!


A passagem por essa Biblioteca foi rápida por que queríamos visitar a Biblioteca Joanina (que não conseguimos). Deixo por fim na imagem abaixo, um registro de minha passagem pelo espaço. 


Peter e eu fomos muito bem recebidos pelos funcionários que autorizaram as imagens e explicaram sobre os serviços. Quando lá chegamos, como já comentei acima, era horário de almoço, contudo há um simpático restaurante no edifício aonde almoçamos e pudemos esperar com calma a abertura das atividades no horário da tarde.

OUTRAS BIBLIOTECAS VISITADAS EM PORTUGAL:

BIBLIOTECA MUNICIPAL EDUARDO LOURENÇO - GUARDA
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FARO
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE AVEIRO


Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon

Comentários