BELA BIBLIOTECA - KONSTAKADEMIEN

Essa é a Biblioteca da Real Academia de Belas Artes da Suécia - Konstakademien, Instituição que teve seu marco de fundação em 1700 e nasceu com o objetivo promover o desenvolvimento das artes na Suécia.

A Biblioteca de Kostakademien, dispõe de visual marcante, bonito e cheio de luz. Possui na decoração muitos bustos e um, em especial, localizado no espaço que antecede a entrada na biblioteca me chamou a atenção. A mulher parece nos olhar fixamente...

O espaço possui um salão principal e outras pequenas salas adjacentes. Como sempre tenho observado, as bibliotecas suecas são muito bem dotadas de luminárias que se integram aos espaços gerando iluminação, mas também servindo como elemento de decoração.

É uma Biblioteca especializada em artes, suas coleções são formadas por livros recém lançados, mas também acervos antiquíssimos. O volume é de aproximadamente 35 mil, sem contar uma seção com diversos periódicos.

O mobiliário da biblioteca se mescla entre o novo e o antigo. Algumas das estantes parecem carregar um mundo de histórias. Gosto muito dessas que cobrem toda a parede e chegam até o teto.

Esse modelo em madeira cria geralmente visual austero, contudo nessa biblioteca o ambiente é alegre, colorido e creio, os tons em branco das paredes e estantes menores imprimem equilíbrio e graça.

Eu aproveitei para experimentar as formas para se ter acesso as prateleiras mais altas!

Pudemos contatar a presença de usuários utilizando o espaço da Biblioteca, aliás um lugar muito confortável para realizar estudos e leituras.

O caráter público na Suécia é algo muito sério, por isso, mesmo sendo uma biblioteca especializada está aberta a todos e qualquer pessoa interessada em dispor do acervo pode pegar livros emprestados.

Em nossa breve passagem pela Biblioteca de Konstakademien tive a oportunidade de conhecer o bibliotecário Ulf Nordqvist que gentilmente posou comigo para uma foto. Pedi a Peter que lhe perguntasse como era trabalhar em um lugar como esse, ao qual Ulf respondeu se sentir muito satisfeito!

Os horários de funcionamento da Biblioteca são relativamente restritos. Abre às terças e quinta-feiras das 13:00-18:00. No mês de novembro, das 13:00 as 15:00 horas.

A Biblioteca de Konstakademien entrará para a minha lista das belas bibliotecas visitadas pelo mundo!

Fotos: Peter Janzon