KONSTAKADEMIEN - ESTOCOLMO

Visitamos a Konstakademien, ou Real Academia Sueca de Belas Artes, em Estocolmo brevemente e claro que eu me encantei pelo lugar, contudo a visita tinha bem mais o objetivo de conhecermos a belíssima biblioteca desse espaço, a qual apresentarei no próximo post. O objetivo agora é tão somente introduzir dados e imagens de Konstakademien, lugar que reúne mais de 300 anos da história.

Konstakademien está localizado em um edifício palaciano, que já foi chamado anteriormente de Palácio Sparreska. A Academia de Arte foi fundada em 1700 e nasceu com o objetivo promover o desenvolvimento da arte na Suécia.

O espaço estava aberto gratuitamente a visitação e era possível fotografar a vontade. A imagem acima, refere-se a uma cópia de Diana de Versalhes, reproduzida em mármore romano com base na original.

Apesar de estar localizado em um palácio, o ambiente não é tão vasto como o Museu Nacional de Belas-Artes da Suécia (Nationalmuseum), que por hora está fechado para reforma.

No ambiente do Konstakademien, além das exposições permanentes, ocorrem também exposições temporárias, encontros e palestras. O espaço é efetivamente um ambiente de fomento as artes e a cultura.

...E possui um bonito restaurante/café!

Haviam exposições temporárias, mas dispunhamos de pouco tempo e não nos detivemos tanto as obras apresentadas, contudo uma me chamou a atenção por sua relação com a leitura.

A Academia é uma organização independente que atua para promover a pintura, escultura e outras artes visuais e como espaço de fomento, dispõe de uma biblioteca especializada com excelente estrutura para atender ao público interessado em informações nessa área do conhecimento.

Aguarde no próximo post para conhecer a Biblioteca. Encerro por aqui com uma imagem feita junto as estátuas e escadarias da entrada principal da Real Academia de Belas Artes.

Fotos: Peter Janzon