KONSTAKADEMIEN - ESTOCOLMO

Visitamos a Konstakademien, ou Real Academia Sueca de Belas Artes, em Estocolmo brevemente e claro que eu me encantei pelo lugar, contudo a visita tinha bem mais o objetivo de conhecermos a belíssima biblioteca desde espaço. O objetivo agora é tão somente introduzir dados e imagens de Konstakademien, lugar que reúne mais de 300 anos da história.

Konstakademien está localizado em um edifício palaciano, que já foi chamado anteriormente de Palácio Sparreska. A Academia de Arte foi fundada em 1700 e nasceu com o objetivo promover o desenvolvimento da arte na Suécia.

O espaço estava aberto gratuitamente a visitação e era possível fotografar a vontade. A imagem acima, refere-se a uma cópia de Diana de Versalhes, reproduzida em mármore romano com base na original.

Apesar de estar localizado em um palácio, o ambiente não é tão vasto como o Museu Nacional de Belas-Artes da Suécia (Nationalmuseum), que por hora está fechado para reforma.

No ambiente do Konstakademien, além das exposições permanentes, ocorrem também exposições temporárias, encontros e palestras. O espaço é efetivamente um ambiente de fomento as artes e a cultura.

...E possui um bonito restaurante/café!

Haviam exposições temporárias, mas dispunhamos de pouco tempo e não nos detivemos tanto as obras apresentadas, contudo uma me chamou a atenção por sua relação com a leitura.

A Academia é uma organização independente que atua para promover a pintura, escultura e outras artes visuais e como espaço de fomento, dispõe de uma biblioteca especializada com excelente estrutura para atender ao público interessado em informações nessa área do conhecimento.

Encerro com uma imagem minha feita junto as estátuas e escadarias da entrada principal da Real Academia de Belas Artes.

Fotos: Peter Janzon