ESCUELAS PÍAS DE SAN FERNANDO: BIBLIOTECA - MADRID

Quando visitei Madrid, em julho de 2015, estive em interessantes lugares, como por exemplo o bairro de Lavapiés que abriga entre outros, as ruínas da Escuelas Pías de San Fernando, edifício tombado como bem cultural, que atualmente funciona como espaço da Universidade Nacional de Educação à Distância da Espanha e dispõe de uma belíssima biblioteca.

A Escola, que nos primórdios abrigou também uma igreja tem seu marco de criação no ano de 1729. O edifício foi incendiado durante a guerra civil espanhola assim como vários outros edifícios religiosos de Madrid, contudo este permaneceu em estado de ruínas até 2002 quando passou por um processo de restauração tendo sido mantidos muitos dos aspectos de sua antiga estrutura.

A biblioteca estava fechada quando lá estivemos (era final de tarde e período de férias), contudo outras partes do edifício foram possíveis de ser observadas, aliás há ali há um bar (com vista para a cidade), naquele dia estava bastante movimentado.  O projeto de restauração do edifício foi bem feito e gerou a perspectiva de favorecer com que se pressinta os elementos das ruínas, contudo de forma bela e elegante.

Se um dia retornar a Madrid, penso visitar essa região, creio que a biblioteca vale muito a pena. Deixo abaixo uma imagem do espaço interno da biblioteca de autoria de Marcos Prieto García extraída do Panoramio, ao qual peço autorização para uso.

Essa visita foi realizada com meu querido Peter Janzon e tivemos como guia José Antonio Frías, meu coordenador da Universidade de Salamanca.

Fotos: Soraia Magalhães