TEATRO MUNICIPAL DE POUSO ALEGRE - MINAS GERAIS

O Teatro Municipal de Pouso Alegre foi inaugurado em 1875. Consiste em uma bela casa de espetáculos construído em estilo neoclássico que se destaca na Avenida Doutor Lisboa, no centro de Pouso Alegre.

Com capacidade para receber público de até 360 pessoas, em espaço que oferece conforto e beleza para seus frequentadores, dispõe de variada programação cultural durante todos os meses do ano.

Dispõe de dois andares com configurações para plateia geral no primeiro piso e um amplo mezanino que oferece excelente visão da composição arquitetônica do Teatro no andar de cima.

No hall de entrada se destacam alguns afrescos com motivos que refletem estereótipos de manifestações artísticas ligadas as artes dramáticas.

Sobre a história do Teatro Municipal de Pouso Alegre, aponto informações extraídas no blog CFVV:
Foi inaugurado em 1875 pela Associação Dramática de Pouso Alegre constituída por jovens amantes das artes cênicas que, posteriormente, o doaram ao Município. Durante décadas serviu à Companhias de Óperas e Operetas vindas de São Paulo e aos grupos liderados pelo médico e dramaturgo Dr. Coutinho. Em 1930 foi alugado à Rádio Clube de Pouso Alegre. Em 1940 funcionou como cinema: Cine Íris e Cine Progresso. Em 1960 abrigou, provisoriamente, a cadeia pública e a delegacia regional sob o comando do delegado Eduardo A. Barbosa. Em 1971, suas dependências passaram a ser utilizadas por uma loja de móveis. E, somente em 1978, após reforma, ampliação e modernização de seus equipamentos, retornou às atividades culturais. Foi declarado Patrimônio Histórico de Pouso Alegre e protegido por tombamento pelo decreto nº 2349 de abril de 1999.
O lugar é realmente especial e não consigo imaginá-lo abrigando a cadeia pública da cidade, hoje felizmente está protegido por tombamento e atua com produtividade no ambiente cultural e artístico local.

O Teatro Municipal de Pouso Alegre pode ser visitado por qualquer interessado. Basta chamar o responsável que cuida do espaço, pois, apesar das portas estarem fechadas, a Secretaria de Cultura permite às visitas para apreciação do ambiente arquitetônico fora dos dias de espetáculos.

Veja outros posts feito pelo Caçadores de Bibliotecas sobre Pouso Alegre:

BIBLIOTECA PÚBLICA DE POUSO ALEGRE - MG - NO ANTIGO FÓRUM

FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS - FDSM - BIBLIOTECA - POUSO ALEGRE