LEITURA PARA TODOS - NOS ÔNIBUS DE BELO HORIZONTE


Os usuários do sistema de transporte coletivo urbano de Belo Horizonte dispõe da possibilidade de ler textos interessantes durante os trajetos de suas viagens diárias. É que em várias linhas de ônibus, estão disponíveis textos que fazem parte do projeto Leitura para todos, criado para contribuir com o estímulo às práticas leitoras da população que utiliza esses serviços. 


Com textos plastificados em lâminas tamanho A4, em frente e verso, o usuário pode dispor de fragmentos literários, poemas, informações sobre ciências e mais. Os textos ficam posicionados na traseira dos assentos e dependurados por alças que tornam bastante flexível o manuseio. 

A ideia não é recente, nasceu em 2004 e em 2007, o projeto foi o vencedor do Prêmio "Viva Leitura" dos Ministérios da Cultura e da Educação na categoria - Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas e universidades.


O Leitura para todos visa disseminar textos interessantes entre usuários do sistema de transporte coletivo, uma inteligente proposta de utilização do tempo nos deslocamentos urbanos. 

Quem me conhece sabe que me interesso pelo tema (transporte e leitura) e há muito, me encanto com a ideia, por isso penso que pode ser algo a ser adaptado a outras cidades...Olha ai, SMTU/Manaus... 

O projeto é patrocinado pela BHTRANS e Associação Cultural Teia de Textos.

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários