FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS - FDSM - BIBLIOTECA - POUSO ALEGRE

Bela, ampla e tradicional, a Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM de Pouso Alegre, foi fundada em 21 de agosto de 1959 e pode ser definida, conforme destaca o site da instituição como "...um completo e tradicional centro de produção e transmissão de conhecimento no campo do Direito."

A Faculdade dispõe de um bonito edifício que se destaca pela amplidão em sua parte externa e interna. A evocação aos alunos que fizeram parte da história da Instituição está presentes em vários murais.

O que me levou a conhecer a FDSM, foi o desejo de saber mais sobre sua Biblioteca e o acesso não poderia ter sido melhor, desde o primeiro momento Peter e eu fomos bem recebidos pela jovem Fernanda Vilela Wehby que trabalha na Secretaria e gentilmente abriu as portas para que conhecêssemos a Bibliotecária Ligia Maia Tostes Brusamolin de Rezende, a qual prontamente apresentou espaços, destacou informações sobre serviços e conversou conosco sobre leitura e títulos de livros de literatura.

A Biblioteca da FDSM se chama Biblioteca Dr. Clóves Salgado e dispõe de material bibliográfico voltado para atender aos cursos de Graduação, Especialização, Extensão e Mestrado nas áreas do Direito.

Confortável, ampla e bem iluminada a Biblioteca da FDSM conta com:
[...] acervo de aproximadamente 19.324 exemplares e 7.150 títulos diferentes. Além destes, possui exemplares de periódicos, referentes a diversas assinaturas correntes e cortesias. Para maior comodidade dos alunos a Biblioteca oferece ainda salas de estudos com internet wireless, mezanino superior, salas de estudo em grupos e cadeirantes. (ver site)
No dia em que foram realizadas as imagens aqui contidas, era período de férias e haviam poucos usuários utilizando o espaço para estudos, assim mesmo, foi muito bom perceber a presença de alguns no ambiente da Biblioteca.

Dentre os serviços que a Biblioteca oferece constam empréstimo domiciliar (restrito a alunos, professores, pesquisadores e funcionários); orientação e auxílio quando a localização do acervo de periódicos (no ambiente físico); orientação quando às pesquisas bibliográficas no ambiente virtual (em bases de dados e Internet) e o COMUT - Programa de Comutação Bibliográfica, que  - localiza e recupera cópias de artigos de periódicos, teses e capítulos de livros não disponíveis na Biblioteca.

A Biblioteca da FDSM, mesmo sendo universitária e especializada na temática do Direito, dispõe de um espaço destinado às práticas de incentivo à leitura no âmbito da Literatura geral. Considero muito bacana essa ação, haja vista que a Literatura além de gerar prazer, tem a função de ampliar conhecimentos, auxílio nas práticas de redação e reflexão sobre temas destintos.

Da esquerda para à direita Natasha, Ligia, Marcela e Soraia - Registro

A visita à Biblioteca da FDSM foi bastante agradável, por isso agradeço a atenção da colega Ligia, bem como da funcionária Fernanda e as demais meninas Natasha Samanta Ramos e Marcela Cristina de Oliveira, auxiliares que posaram comigo na imagem acima.

Veja mais sobre Pouso Alegre em outros posts:

BIBLIOTECA PÚBLICA DE POUSO ALEGRE - MG - NO ANTIGO FÓRUM

TEATRO MUNICIPAL DE POUSO ALEGRE - MINAS GERAIS