BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL VEREADOR ROLINDO CASAGRANDE - CAPINZAL


Capinzal, é uma aprazível cidade do estado de Santa Catarina. Tive a oportunidade de conhecê-la, durante a realização do Encontro de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras que aconteceu no dia 29 de novembro, reunindo representantes dos municípios de Ouro, Lacerdópolis e Zortéa e Capinzal.


Por sorte as atividades se realizaram na Câmara Municipal de Capinzal, nas proximidades da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes, local onde está instalada a Biblioteca Pública Municipal Vereador Rolindo Casagrande.


Como não há placa de identificação sinalizando a existência da biblioteca, optei para apresentar por imagens, o passo a passo para o acesso ao local, haja vista que ao indagar de algumas pessoas sobre a biblioteca, houve quem não soubesse dizer onde estava localizada. 


A Biblioteca Pública Municipal Vereador Rolindo Casagrande ocupa uma boa área onde estão reunidos acervos formados por livros, jornais e periódicos. No espaço, o usuário pode também fazer uso de microcomputadores com acesso à internet. 
Para se tornar sócio e fazer uso dos serviços é preciso fazer um cadastramento. Para tal, os interessados devem apresentar carteira de identidade, uma foto 3x4 recente e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone).


O associado passa a ter direito a fazer empréstimo domiciliar de obras de literatura. Dentre as obras que estão disponíveis para consulta local constam dicionários, enciclopédias, livros didáticos, revistas e jornais. 


O local é bem iluminado, possui mesas e espaços para consultas em grupo. Quando lá estive, era retorno do horário de almoço e havia dois jovens esperando para adentrar.  


A distribuição das estantes cria dois ambientes sendo um espaço para o público em geral e o outro reservado para as crianças. O acesso aos computadores fica restrito a uma sala isolada.  


A área que mais chama atenção é a reservada para o público infantil. Com decoração nas paredes, mesas e cadeiras adequadas aos pequenos, o espaço colorido atrai novos leitores. O acervo de literatura infantil é relevante!

 

Na biblioteca vem sendo realizado o projeto intitulado "Entardecer Cultural", com o objetivo de estimular o gosto pela leitura em atividades envolvendo contação de história, cinema na biblioteca, entre outros.
  

A Biblioteca está sob a coordenação das funcionárias Beloni Natziuk e Zeli De Barba, as quais posaram comigo na foto acima. À ambas, agradeço pela atenção dispensada e aproveito para referendar que Beloni já atua na Biblioteca a vinte e cinco anos.

Funciona das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 20 horas de segunda a sexta-feira.

Fotos: Soraia Magalhães        

Comentários

  1. A biblioteca que conheci era no prédio da Sanalma. O primeiro livro que li na Biblioteca foi "Tarzan - Rei das Selvas"; tinha 12 anos. Como mudou com mais espaço e aproveitamento. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Senhor Paulo, que pode desfrutar da oportunidade de utilizar a Biblioteca de sua cidade em sua infância e ainda recorda inclusive qual foi o livro. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário