ARCA DAS LETRAS EM CAPINZAL - SC - ENCONTRO DE AGENTES DE LEITURA

Aconteceu no dia 29 de novembro de 2014, no município de Capinzal, em Santa Catarina, o  Encontro com Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras envolvendo os municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis e Zortéa.

A solenidade de abertura contou com as presenças do Coordenador Administrativo da prefeitura municipal de Capinzal Francisco Dirceu de Araujo e de Neide Dorine, representante da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

A ideia da realização do Encontro, surgiu da necessidade do fortalecimento da proposta da Rede Municipal de Agentes de Leitura do Programa, no Território da Cidadania do Meio Oeste Contestado.

As atividades aconteceram na Câmara dos Vereadores e propiciaram momentos de repasse de informação, reflexão, discussão e interação cultural.

No primeiro momento das atividades, a colega Maria Bottega (Consultora da Região Sul do Programa Arca das Letras), apresentou informações sobre o contexto do Programa no Brasil e em Santa Catarina, seguido de uma entrevista com Rubem Alves tratando sobre leitura, em vídeo.

Rubem Alves encantou a todos com sua fala simples e reflexões impactantes. Aproveitei o ensejo para apresentar meu livro LIA SEMPRE LIA que consiste em uma pequena narrativa poética sobre uma menininha apaixonada por leitura.

O interesse pelo tema propiciou estreitar com os participantes uma pequena discussão sobre as informações levantas por Rubem Alves, nesse sentido senti grande empatia com Maria Bottega, pois juntas encaminhávamos as questões de forma harmoniosa.

Entre os participantes do Encontro, haviam profissionais da área educacional dos quatro municípios e também responsáveis pelas bibliotecas públicas municipais, além dos Agente de Leitura.

Encerrada as atividades da manhã, um almoço foi oferecido aos participantes e contou com a presença do prefeito de Capinzal Andevir Isganzella.

Na parte da tarde, as discussões seguiram em prol das propostas da Rede Municipal de Agentes de Leitura do Programa no Território da Cidadania do Meio Oeste Contestado, ficando inclusive acertado um encontro mais amplo com outros participantes previsto para abril de 2014.

Com uma proposta de exposição dialogada, os participantes apresentaram nuances de suas experiências e houve inclusive uma atividade improvisada de mediação de leitura que gerou interação e risos...

E foi com música que as atividades culturais foram encerradas. Com a interpretação de três Agentes de Leitura, ouvimos uma composição tratando das mulheres do campo. Sensível e forte ao mesmo tempo.

Ao final foram entregues os certificados de participação e um kit contendo acervos complementares para serem adicionados as bibliotecas rurais Arca das Letras, já implantadas.

O município de Capinzal foi um excelente anfitrião e tanto eu, quando Maria Bottega, saímos dessa experiência muito satisfeitas. E em vista do exposto, agradecemos a todos.

O Programa Arca das Letras está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), sob a Coordenação Geral de Ação Cultural (CGAC).

Fotos Soraia Magalhães