EXPOSIÇÃO: POVOS INDÍGENAS NO BRASIL 1980/2013 - RETROSPECTIVA EM IMAGENS

Na praça externa do Museu da República, em Brasília, está em cartaz até o dia 19 de dezembro a exposição Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 - Retrospectiva em Imagens.

A iniciativa tem a ver com o projeto da Embaixada da Noruega no Brasil e do Instituto Socioambiental (ISA) e conta com 43 fotografias impactantes que trazem textos de apoio em português e inglês. Soube que seguirá em 2014 para São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Oslo (Noruega).

Quem tiver a oportunidade de passar nas proximidades da Biblioteca e do Museu Nacional facilmente encontrará os grandes expositores centralizados.

Injustiça e violência são os marcos da maioria das fotografias, mas há também registros positivos como as fotos do cantor Sting com o cacique Raoni e outra com Milton Nascimento (sobre aliança dos povos da floresta).

Há também uma foto que mostra os povos isolados no estado do Acre. A foto foi feita do alto de um avião, e é realmente impressionante.

Minha filha Camila e eu desfrutamos da oportunidade de ver as imagens que nos levaram a refletir sobre as condições impostas aos povos indígenas em nosso país. É a terceira viagem de Mila a Brasília (esse ano) e sempre tentamos agregar novos conhecimentos às nossas vidas.

Nessa passagem por esse pedacinho da cidade, além da exposição, Mila e eu contemplamos com paixão as nuances do céu de Brasília. Um espetáculo a parte!

Fotos: Soraia Magalhães