ARCA DAS LETRAS - DEZ BIBLIOTECAS PARA BARRA DO MENDES, BAHIA

O Programa Arca das Letras, criado em 2003, completou dez anos de existência com um marco por demais significativo, o montante de 10 mil 134 bibliotecas rurais implantadas.

A última agenda de entrega de bibliotecas do Programa Arca das Letras de 2013, aconteceu no dia 21 de dezembro no Município de Barra do Mendes, na Bahia. A ocasião foi muito especial. A cidade recebia as bênçãos das chuvas que não caiam há três anos.

O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura como a Secretária de Educação Mônica Alves Rocha, o Secretário dos Esportes Edicleriston Barreto de Oliveira, a estudante de Direito Jeane Ferreira dos Santos (que deu os primeiros passos para a articulação da implantação das bibliotecas no município), o escritor e poeta Barramendense Edisio Mendonça e entre outros, o Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na Bahia Welliton Rezende Hassegawa.

O evento tinha por fim a entrega das novas bibliotecas e a capacitação dos Agentes de Leitura. Os trabalhos foram iniciados pela Coordenadora Geral de Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário - SRA, Maria Dione de Souza Ferreira.

Além de apresentarmos a metodologia utilizada pelo programa com dados sobre como emprestar os livros, como guardá-los e outras informações gerais, realizamos também ações de mediação de leitura que foram muito bem recebida pelos participantes.

Em vários eventos temos contado com a participação de personalidades ilustres da cultura das cidades e em Barra do Mendes tivemos a presença do escritor e poeta Edizio Mendonça que trouxe palavras de incentivo sobre as práticas leitoras. A Biblioteca Municipal de Barra do Mendes presta homenagem ao nome do escritor.

Um dos momentos mais marcantes ficou por conta da participação da estudante Jeane Ferreira dos Santos. Foi por meio de uma das suas professoras da Universidade Federal da Bahia (onde cursa Direito), que tomou conhecimento sobre o Programa e decidiu agir. Seu empenho sensibilizou a todos, inclusive o prefeito de Barra do Mendes que optou por aderir a proposta.

O bonito é que Jeane é Barramendense e mesmo estudando fora tem o pensamento voltado para a melhoria das condições de vida das pessoas de sua região.

Outra fala muito positiva foi a da Secretária Mônica Alves Rocha, que contou sobre as ações da prefeitura em prol da educação no município e destacou a importância das bibliotecas e incentivo a leitura. De acordo com Monica, para 2014 serão viabilizadas propostas para ampliação do número de Arcas em outras comunidades de Barra do Mendes.

Muito importante ainda a presença e a fala do Delegado Wellingon Hassegawa que destacou as principais ações do MDA, no estado e a relevância do Arca das Letras em conjunto com os demais programas do Ministério.

Aproveito ensejo para parabenizar a Maria Dione pelo belíssimo trabalho realizado. Foi para mim uma grande honra fazer parte da sua equipe e agradeço a acolhida ressaltando que todos os desafios que enfrentamos para levar livros e leitura por esse nosso país, foi um grande ganho para meu aprendizado. Agradeço!

Com essas palavaras, encerro os posts sobre as ações realizadas junto ao Arca das Letras nesse ano de 2013 e parabenizo a todos aqueles que atuam no incentivo a leitura em nosso país.

Fotos: Soraia Magalhães, Maria Dione de Souza Ferreira e outros.