FESTA DO PRÊMIO NOBEL - CÂMARA MUNICIPAL DE ESTOCOLMO (STADSHUSET)

De minha visita à Suécia em 2012 tenho ainda tantas informações a apresentar sobre espaços de cultura visitados, sejam bibliotecas, museus ou  outros lugares que exercem grande atração pela beleza arquitetônica ou pela história que lhes norteiam, como é o caso do edifício da Municipalidade de Estocolmo.

Conhecido como Stadshuset, o edifício está localizado na ilha de Kungsholmen, região central da cidade.

Alardeado por jardins, estátuas e amplas áreas, a magnífica edificação tem um elemento que o torna ainda mais interessante. É que todos os anos, no  dia 10 de dezembro, ocorre em seu interior o banquete do Prêmio Nobel reunindo as pessoas que se destacaram por seus brilhantes estudos e feitos. A data se refere ao aniversário da morte de Nobel.

A cerimônia acontece no Salão Azul, aonde se realiza o jantar de gala. O detalhe é que o salão é chamado de azul, mas não é azul. Apresenta um tom avermelhado com tijolinhos que iam ser pintados de azul. Como o arquiteto na época mudou de ideia e o local já era chamado de azul...ficou azul, mesmo não sendo azul.

Foi o inventor sueco Alfred Nobel, morto em 1896 que acabou criando a grande premiação. Nobel em seu testamento  determinou que sua fortuna deveria ser revertida para a valorização daqueles que houvessem prestado grandes serviços à humanidade...

Ao visitar Stadshuset, se pode ter uma ideia dos elementos que envolvem o glamour da festa de premiação do Prêmio Nobel, que acontece sempre com a presença ilustre da família real sueca. A visita guiada dura em torno de 45 minutos.

Fotos: Peter Janzon