...ERA PARA SER A BIBLIOTECA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA

Em meu artigo Bibliotecas Públicas fechadas do Brasil: tempo de união e luta, publicado na edição 23, na Revista Biblioo, comentei sobre a necessidade de buscarmos união para fortalecer as bibliotecas públicas do Brasil e destaquei alguns dos aspectos que me levaram a retornar a esse tema.

Foi um e-mail, publicado num grupo de bibliotecários que me fez tomar conhecimento sobre a inexistência de biblioteca pública municipal na capital da Paraíba, João Pessoa e da luta iniciada pelo bibliotecário Marcos Rodrigues em prol dessa causa.

Isso aconteceu em julho de 2013 e por esse e-mail, contactei com Marcos Rodrigues para saber mais do assunto. Marcos me colocou a par da situação, destacando que desde 2008 o povo aguarda avanços sobre essa providencia, haja vista que um prédio havia sido escolhido para abrigar a primeira biblioteca municipal da cidade, com recursos de R$1.410.935,00, as obras tiveram início mas depois foram interrompidas e o local ficou abandonado.

A nova gestão da Prefeitura, optou por não mais implantar a biblioteca no local e tampouco apontou outro espaço para fazê-lo. De acordo com Marcos, a biblioteca inclusive já possui acervo oriundo de doações e equipamentos que vieram da Biblioteca Nacional e todo esse material está guardado em depósito, a espera de um edifício próprio.

Esta postagem tem a função de revelar o descaso com que vem sendo tratada a questão dos equipamentos de cultura e leitura em nosso país e servir também para denunciar possíveis desvios de recursos e paralisação de projetos iniciados, que por não serem finalizados deixam de contribuir para as melhorias das condições de vida de muitos cidadãos.

Encerro, me perguntando o que foi feito com o dinheiro destinado para a reforma desse edifício que deveria abrigar a biblioteca, bem como o que será feito desse local que está abandonado?

...E por fim, como o poder público local justifica o fato dessa capital brasileira ser a única a não possuir uma biblioteca pública municipal?