BIBLIOTECA PÚBLICA DE PRESIDENTE VENCESLAU - SÃO PAULO

Entre os dias 26 a 29 de agosto de 2013 estive no município de Presidente Venceslau, em São Paulo participando da 37ª Exposição Agropecuária e Industrial (Faive), graças a participação do Programa Arca das Letras, no estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA no evento.

Como sempre faço ao chegar em uma cidade, sai logo em busca da biblioteca pública. Na verdade, encontrei o Centro Cultural "Salvador Lopes" que acomoda a Biblioteca Municipal "Profª Maria José Ferreira" e o Anfiteatro Municipal "Nelson Reis Oberlander".

O espaço reservado a Biblioteca é relativamente pequeno, contudo bem iluminado, limpo e cuidado. Possui um salão com várias estantes, mesas, cadeiras e computadores com acesso a internet. Sempre que visito uma biblioteca fico satisfeita quando encontro usuários fazendo uso do espaço e dos serviços. E nesse dia haviam pessoas lendo e outras utilizando os computadores.

O acervo, todo informatizado, está acondicionado em arquivos deslizantes e para o público infantil, há uma alegre estante de livros infanto-juvenis que propicia ao local, um aspecto lúdico e interessante.

Minha visita foi realizada às pressas, contudo tive a oportunidade de conversar com o jovem bibliotecário Murilo Tomiaze que é de Londrina, mas que há alguns meses atua nesta biblioteca. Murilo além de ter sido muito atencioso e solícito me apresentou também o Anfiteatro Municipal "Nelson Reis Oberlander", área reservada para realização de atividades de cinema, teatro, música, palestras e encontros.

Conversei também com a responsável pelo Centro Cultural, a pedagoga Sandra Pietro que junto com Murilo destacaram a programação de cinema que tem realizado e que aos poucos vem atraindo público.

Há outras atividades que também tem acontecido graças ao Programa Circuito Cultural Paulista que trouxe para Presidente Venceslau, inclusive no dia 23 de agosto, o comediante Juca Chaves.

Gostei do que vi em Presidente Venceslau. Foi bom encontrar em uma biblioteca pública, o profissional bibliotecário, contudo soube que Murilo seguirá para São Paulo pois passou em um concurso público. Espero que a prefeitura saiba encaminhar o processo para a contratação de outro profissional e siga dando exemplo nesse sentido.

Comigo na imagem Sandra Pietro e Murilo Tomiaze.

A Biblioteca Profª Maria José Ferreira, também possui um blog onde é possível encontrar outras informações sobre este espaço, que funciona na Avenida Princesa Isabel, 115 no Centro da Cidade, com horário de atendimento das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.

Fotos: Soraia Magalhães