BIBLIOCAMP SAMPA 05.10.2013

Este ano o Bibliocamp acontece em São Paulo. Em sua 3ª edição, o evento mais descolado da biblioteconomia brasileira será realizado no dia 05 de outubro de 2013, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, no bairro de Pinheiros.

O Bibliocamp surgiu no Brasil em 2011 por iniciativa do bibliotecário Moreno Barros que é um dos editores do blog Bibliotecários Sem Fronteiras. A proposta era juntar profissionais que estivessem dispostos a apresentar ideias, experiências, projetos, enfim, algo bacana sobre a área e a profissão.

O evento não tem nada a ver com os formatos tradicionais acadêmicos, mas os elementos motivadores de participação são comprometimento e paixão dos participantes por suas atividade profissionais e como estas repercutem no meio em que estão inseridos. O formato das apresentações ocorrem por  meio de falas de no máximo 15 minutos numa programação de um dia, no período de manhã e tarde.

Estive presente no primeiro Bibliocamp que aconteceu no Rio de Janeiro em 2011. Na época, falei sobre o Blog Caçadores de Bibliotecas e as experiências vividas em busca desses espaços. Esse ano, Paloma Altran e equipe me convidaram novamente e dessa vez, destaco a luta travada pelo Movimento Abre Biblioteca que aconteceu no Amazonas em 2012 e que motivou indicação e premiação no Movers & Shakers, do Library Journal. Nessa fala atual, destaco o sonho por uma luta participativa e coesa em todo o Brasil em prol das bibliotecas públicas.

O evento reúne público restrito que aponta temas diversificados e interessantes. Inclusive minha amiga Katty Anne estará apresentando sua experiência com as bibliotecas escolares da rede pública de Manaus.

Estou na maior expectativa por essa  3ª edição. Da primeira vez, além da aquisição de novas informações, trouxe na bagagem amizades que prezo bastante...não citarei nomes, mas aqueles que me são caros, se reconhecerão nessas palavras.

As imagens contidas nesta postagem foram retiradas do site oficial do Biblicamp Sampa. Acesse e leia o resumo das apresentações e um pouquinho do fazem aqueles que se dispuseram a falar...