PALÁCIO DO CONGRESSO NACIONAL - MUSEUS


Somente após ter vindo viver no Distrito Federal tomei conhecimento sobre a existência de espaços museológicos no interior do Palácio do Congresso Nacional e na primeira oportunidade fui conferir. Tendo em vista que hoje, nosso Brasil celebra o dia da Independência, resolvi contar sobre o local que concentra as decisões políticas do país, contudo do ponto de vista de um passeio cultural.  


O edifício do Congresso Nacional é bonito por dentro e por fora, na verdade é para mim uma das obras mais bonitas de Oscar Niemeyer. Por dentro é possível vislumbrar inúmeras surpresas...a menor delas, refere-se ao conforto que os nossos representantes públicos usufruem durante o período em que desempenham seus mandatos. 


A visitação pode ser feita de forma guiada, diariamente, das 9 às 17 horas com saídas de meia em meia hora, no Salão Negro. Há várias pessoas muito bem treinadas para receber os visitantes e orientar sobre os procedimentos a serem seguidos. 


Ao adentrar o espaço, facilmente encontramos o Museu do Senado que apresenta um aspecto visual mais austero contendo lustres, luminárias, móveis e instrumentos de trabalho dos tempos do Senado Federal no Rio de Janeiro.


Móveis, quadros, esculturas e até uma urna de votação dos senadores chamam a atenção, bem como o fato das imagens contidas nos quadros refletirem o controle político nas mãos dos homens. Não há representatividade feminina nesse período da história.  


O bacana é que é permitido fotografar a vontade. Este espaço do Senado foi inaugurado em 1991 e pode ser observado enquanto se aguarda a formação dos grupos para a visitação guiada que percorrerá outras áreas dessa casa.


Com a formação de grupos, são iniciadas as visitadas aos diversos salões e espaços. Do ponto de vista didático vale a pena assistir a um vídeo sobre a história das casas legislativas no Brasil e a explicação da construção do atual Congresso, através da maquete localizada no Salão Verde.


Ao percorrer os belíssimos salões, os olhos podem se ater a vasto acervo de obras de arte, com peças assinadas por Di Cavalcanti, Athos Bulcão, Romero Brito e tantos outros artistas nacionais e também internacionais.


Chama a atenção a Mostra de Acervo de Presentes Protocolares do Museu da Câmara dos Deputados que apresenta 141 objetos oriundos de 64 países de quatro continentes. Os presentes são lindos e cada nação procura salientar suas características.


Além desses aspectos museológicos, a visita possibilita conhecer os principais salões do Senado e Câmara dos Deputados, bem como as áreas de acesso aos Plenários e a alguns gabinetes. Essa parte, creio, consiste em um dos momentos mais curiosos...


As duas imagens aqui contidas são constantemente destaque das emissoras de televisão que apresentam o dia a dia das ações realizadas no Congresso Nacional, ou seja, onde são realizadas reuniões e votadas as leis e decisões que podem impactar a vida de milhares de brasileiros. 


O Congresso Nacional reúne o Senado Federal como o total de 81 senadores, que representam as 27 Unidades Federativas (26 Estados e o Distrito Federal), e a Câmara dos Deputados composta por 513 deputados federais, que representam o povo.


Ao final da visitação estão concentradas as bandeiras dos estados do Brasil, naquele dia, as pessoas passaram a fazer imagens da bandeira correspondente a sua terra e eu como amazonense, posei com a bandeira do meu Amazonas.


Fotos: Peter Janzon
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário