BIBLIOTECA PÚBLICA DE ÁGUAS CLARAS - DISTRITO FEDERAL - FOI REABERTA

Desde que cheguei ao Distrito Federal em março de 2013, sentia inquietação sobre o fato da Biblioteca Pública de Águas Claras estar fechada, por isso um dia telefonei para a Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal - GDF, questionando sobre a causa do fechamento.

Em julho de 2013, fiz uma visita ao local e pensei fazer uma postagem denunciando o problema, contudo ao ler no Jornal Metro, de 9 de julho de 2013, edição 291, uma nota anunciando que em agosto de 2013 o espaço seria reaberto, decidi esperar para ver se a promessa se cumpria. Creio que as reclamações daqueles que precisavam fazer uso do local ecoaram e geraram providências para a reabertura.

Sabia que era preciso retornar para ver se realmente a biblioteca estava aberta e ao fazê-lo, pude constatar que sim, porém com uma série de irregularidades. Umas delas, referente a falta do profissional bibliotecário para gerenciar os serviços.

Os serviços oferecidos consistem mais no uso do espaço físico. Há mesas, cadeiras e sinal de acesso à Internet. A biblioteca não empresta livros, o acervo não passou por tratamento técnico.

A Biblioteca Pública de Águas Claras foi criada em 2009 em uma espécie de quiosque ou estande de vendas de imóveis. É um espaço pequeno e não comportando mais de 30 pessoas. No dia em que fiz a visita deviam haver cerca de dez pessoas realizando estudos com seus próprios equipamentos.

Está localizada em uma ampla praça, ou seja, não é por falta de espaço que se apresenta tão restrita. Em vista da proximidade com a via principal, onde o tráfego de veículos é intenso,  os ruídos causam desconforto para aqueles que precisam realizar seus estudos.

Foram problemas no telhado que levaram a biblioteca a permanecer fechada por quase um ano, mas agora, reaberta, a reclamação dos usuários refere-se ao não funcionamento no horário noturno e finais de semana.

Cercada por edifícios enormes, a pequena Biblioteca Pública de Águas Claras segue sem planejamento. Espero que a equipe do GDF busque solução para as irregularidades.

A foto acima foi feita quando fiz a primeira visita em julho de 2013. Neste dia conversei com o jovem vigilante que cuidava do local.

A Biblioteca Pública de Águas Claras está localizada na rua Ipê Amarelo número 1- Praça Coruja, Telefone: 3036.5207

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon