FUNDAÇÃO ALFREDO DA MATTA - BIBLIOTECA

Faz tempo! Foi em fevereiro de 2011 que visitei a Biblioteca da Fundação Alfredo da Matta e conversei com a colega Ana Célia Alencar Bezerra.

Não sabia que ela trabalhava lá, havia ido em busca de Júlio César Lima Sampaio, colega que estudou comigo no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM e que tinha conhecimento de que havia passado num concurso público e atuava nessa Instituição.

Na época não consegui encontrá-lo, pois estava de férias, mas Ana Célia me apresentou a Biblioteca, me falou sobre os serviços e a missão da Fundação Alfredo da Matta, que consiste em "Prestar assistência à população e desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, como Centro de Referência nas áreas de Hanseníase, Dermatologia e Doenças Sexualmente Transmissíveis/HIV."

A Fundação Alfredo da Matta, tem larga trajetória que remonta a incidência dos casos de Hanseníase no Estado do Amazonas. Foi em 1955 que o governo criou o Dispensário “Alfredo da Matta”, favorecendo o tratamento da Hanseníase, uma providencia para lá de justa tendo em vista que os doentes antes eram alijados da sociedade em internações compulsórias e levados para viver em áreas distantes da cidade.

A Fundação tem em essência, envolvimento no campo da assistência, ensino e pesquisa, dai a necessidade de dispor de acesso a informações especializadas. A Biblioteca dispõe de livros técnicos, periódicos científicos, computador com acesso a internet e espaço para estudo.

Em outubro de 2012 voltei a visitar o local e, dessa vez tive a sorte de encontrar o amigo Júlio que não via a bastante tempo. Na oportunidade fiz fotos de usuários prestando apoio ao Movimento Abre Biblioteca, bem como de Júlio e Ana Célia.

Nestes anos em que tenho me dedicado ao Caçadores de Bibliotecas, sempre constato o quanto é bom  poder rever os amigos e ao mesmo tempo adquirir novos conhecimentos.

P.S O nome da Instituição é uma homenagem ao Dr. Alfredo da Matta que foi um militante da causa para o controle e tratamento da doença.

Veja mais em: FUAM

Fotos: Soraia Magalhães