O GRITO: MOVIMENTO ABRE BIBLIOTECA

O Grito do Movimento ABRE BIBLIOTECA, foi ouvido e o momento foi incrível. Éramos poucos identificados com nossas camisas amarelas, mas o som que se soltou não foi apenas das pessoas que estampavam a marca da campanha...o som era muito maior! E foi ouvido finalmente pelo governador Omar Aziz.

Aconteceu no dia 02 de dezembro de 2012 (domingo) durante a reinauguração da Praça do Congresso (Antônio Bittencourt) que ficou marcada pela mobilização da sociedade civil que almeja mudanças e que espera ver a cidade de Manaus efetivamente mais esclarecida.

O Secretário de Cultura Robério Braga ignorou nossos clamores e durante a mobilização não nos deu atenção ou procurou o diálogo. E foi com as palavras de ABRE, ABRE A BIBLIOTECA, que bibliotecários, artistas, historiadores e profissionais de várias áreas chamaram a atenção do público presente.

Por meio de um cordão de isolamento, os integrantes do Movimento ABRE BIBLIOTECA, foram acompanhados de perto pela guarda da Polícia Militar que não conseguiu calar as vozes que se fortaleceram ainda mais com a chegada do Governador do Amazonas com um grito ainda mais personalizado... EI, OMAR, ABRE A BIBLIOTECA!

E deu resultado! O governador veio ao nosso encontro e até apontou a definição de até 15 de janeiro para a reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas e se prontificou a receber os representantes do Movimento para uma conversa.

Agradeço a todos os colegas que compareceram e participaram de mais uma mobilização por uma Manaus com biblioteca pública e agradeço a todas as pessoas que mesmo não estando com a camisa amarela, gritaram conosco!

Fotos: Iara Magalhães e Peter Janzon