CINE THEATRO - CINEMA EM ITACOATIARA - AMAZONAS

Itacoatiara é um município localizado a aproximadamente 260 quilômetros de Manaus que nos dias atuais é apontado com a terceira maior economia do Amazonas, principalmente pela atuação no polo agropecuário. Sua população, estimada nos últimos tempos é de mais de 89 mil habitantes.

A cidade possui vários casarões (muitos desses precisando de atenção do Instituto do Patrimônio Histórico). Possui também um belíssimo boulevard muito bem arborizado, mas apesar de todos esses dados interessantes, o que me leva a escrever essa postagem é a existência de um cinema, que funciona em um antigo casarão (que nos anos 50 era utilizado como sala de cinema da cidade).

É chamado de Cine Theatro Dib Barbosa, com capacidade para receber até 200 pessoas. Foi revitalizado há três anos e o espaço é muito bem cuidado, com iluminação que chama atenção, porém soube que as plateias são pouco numerosas mesmo com a exibição de filmes lançados nas grandes salas comerciais, como Amanhecer - parte II, da série Crepúsculo, ao qual pude assistir.

A verdade é que eu estava muito desejosa de ver algum filme e no dia em que visitava Itacoatiara, quase não foi possível, pois tomamos conhecimento de que somente haveria exibição se houvesse pelo menos dez pessoas na plateia. Nesse dia haviam oito, mas o filme foi exibido.

Soubemos da pouca procura dos moradores pelos serviços, talvez por conta do valor cobrado pelo ingresso que é de R$ 10,00 reais. Talvez um pouco caro para as condições dos moradores do lugar?

Não perguntei se crianças, estudantes ou maiores de 60 anos pagavam meia, mas creio que não, talvez seria interessante se revissem os valores para atrair a atenção visando estabelecer medidas sustentáveis para o empreendimento.

Apesar disso, gostei muito de saber que a família que toca o negócio, faz isso com amor. Desejo que persistam, afinal este é o único cinema em atividade no interior do Amazonas e creio que o espaço poderia ser utilizado também para exibição de peças teatrais, apresentações musicais, mostra de filmes nacionais e tantas outras coisas mais...

Fotos: Peter Janzon