MON - MUSEU OSCAR NIERMEYER


Escrevi esse texto há alguns dias, mas a falta de acesso a internet e tempo inviabilizaram publicar uma pequena expressão da admiração e respeito ao legado deixado pelo arquiteto Oscar Niermeyer, que faleceu no dia 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos.

Nos últimos anos tive a oportunidade de conhecer vários espaços arquitetônicos criados por Niermeyer e sempre admirei sua obra seus posicionamentos humanistas e por esse motivo deixo aqui registrado memórias de minha passagem pelo MON - Museu Oscar Niermeyer, que foi inaugurado em novembro de 2002 e trás o seu nome.


Costumo lembrar com carinho o dia em que visitei esse Museu, isso aconteceu há mais de cinco anos. Na época inclusive, marquei nas minhas anotações que havia sido um dia PERFEITO...

O OLHO, como é conhecido, é um lugar surpreendente que oferece a oportunidade de passar muitas horas em contato com belas obras de arte e com a possibilidade de adentrar o traço arquitetônico de Niermeyer.

Está localizado em Curitiba, no Paraná e ao longo de onze anos de existência já recebeu mais de 200 mil visitantes. O Museu possui um Centro de Documentação e Referência que infelizmente não tive a oportunidade de conhecer. Um dado curioso sobre o local:
O MON foi eleito em 2012 um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire, além de ser escolhido o ponto turístico mais visitado de Curitiba, segundo o maior site de viagens do mundo TripAdvisor. (Informação extraída do site oficial)
Realmente o lugar é incrível (e inesquecível) e carrega consigo uma grande bagagem informacional. O arquiteto Oscar Niermeyer não nos deixou desamparados...


A foto que abre esse post é de autoria de Carlos Renato Fernandes. As demais fotos fazem parte de acervo pessoal.

Comentários

Postar um comentário