GOVERNADOR OMAR AZIZ RECEBE REPRESENTANTES DO MOVIMENTO ABRE BIBLIOTECA

Ontem, 04 de Dezembro de 2012 foi um dia marcante na luta pela reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas (fechada há mais de cinco anos para reforma), tendo em vista que Evany Nascimento e eu do Movimento ABRE BIBLIOTECA, fomos recebidas pelo Governador Omar Aziz na sede do governo para uma conversa sobre a reabertura desse espaço e já temos novamente uma data.

Tudo graças, à última mobilização intitulada O GRITO, que conseguiu chamar a atenção do Governador para o problema durante evento que aconteceu no domingo, 02 de dezembro durante a reinauguração da Praça do Congresso, quando cerca de 50 manifestantes gritavam EI, OMAR, ABRE A BIBLIOTECA.
Nossa indignação veio principalmente do fato de uma praça receber muito mais atenção do poder público do que as bibliotecas da cidade.

Durante a conversa com o Governador aproveitamos para entregar a petição pública com o total de 2686 assinaturas de pessoas que se manifestaram nas ruas da cidade de Manaus ou pelas vias online de várias cidades do Brasil e até outros países.

A conversa com o Governador foi muito produtiva e destacamos o que vem a ser uma biblioteca pública e sua importância para uma cidade, tendo em vista que mesmo com a incidência de bibliotecas escolares, ou especializadas como a Arthur Reis, por exemplo, deixamos claro que estas não substituem o papel de uma biblioteca pública e é nesse sentido que podemos afirmar que Manaus não vem dispondo desses serviços.

Uma biblioteca pública deve ser um espaço de cidadania e seus serviços devem ser estendidos a todas as pessoas sem distinção. Também alertamos que os municípios do Amazonas estão carentes de bibliotecas públicas...

O êxito desse encontro foi sair com a promessa de que até o dia 15 de janeiro de 2013, Manaus voltará a dispor de sua Biblioteca Pública Estadual.

Agradeço a todos aqueles que gritaram juntos sejam nas redes sociais ou durante a última mobilização do Movimento ABRE BIBLIOTECA! Essa possível conquista é de todos nós!

E agora vamos começar a pensar na FESTA???