BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE MANAUS - FECHADA NO LARGO DE SÃO SEBASTIÃO


Manaus está realmente desprovida de bibliotecas públicas. Desde de março de 2012, a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, que funcionou por alguns meses na antiga Casa de Restauro (Largo de São Sebastião), também fechou as portas.

Aviso colado na parede do prédio anunciando o fechamento. 

O edifício, havia sido alugado pela Prefeitura de Manaus, já que o prédio original passaria por reformas (que não começou até agora). Atendia a uma pequena quantidade de usuários, tendo em vista as dependências restritas, mas era louvável a ação da prefeitura, que não havia deixado a cidade sem esse espaço e serviços. Das duas vezes em que lá estive, vi que haviam usuários consultando jornais ou lendo livros.

Fachada da Antiga Casa do Restauro, prédio provisório alugado pela Prefeitura 

Contudo, apesar de ser a única biblioteca pública disponível na cidade, também está fechada devido as fortes chuvas ocorridas entre os meses de janeiro a março, que comprometeram o telhado do edifício.

Seria muito útil, porém uma definição de data quanto a reabertura, para que não siga o exemplo da Biblioteca Pública do Estado, fechada a quase cinco anos. 

A Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista foi criada pela lei nº 971 de 02 de janeiro de 1967 e pelo decreto nº 27 de 12 março de 1975. Está vinculada à Secretaria de Cultura do Município, tem prédio próprio localizado na rua Monsenhor Coutinho (Praça do Congresso), no Centro da cidade de Manaus.

Para mim é um sonho ver o edifício original restaurado e funcionando, num ambiente com bons serviços, profissionais motivados e muitos usuários usufruindo do acesso a informação e ao conhecimento.

Fica aí o registro ManausCult!

Comentários

  1. Oi! Gostaria de deixar como sugestão posts sobre bibliotecas de cidades nos arredores de Manaus, como Rio Preto da Eva, Iranduba etc.

    Eu, por exemplo, sou de Manaus, mas tenho que ficar por 3 meses em Rio Preto da Eva (1h de Manaus), e gostaria muito de saber de locais para estudar.

    Vai da tua disponibilidade, quem sabe um dia né?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Sim, uma hora dessas farei postagens sobre esses lugares pois estou realizando uma grande pesquisa que tem por fim fazer um diagnóstico sobre situação dos municípios do Amazonas em termos de equipamentos culturais. Já visitei 12 localidades, mas essas informações fazem parte desse estudo que está em andamento e ainda não posso revelar muito.

      Apesar disso lhe digo que em Rio Preto da Eva há um pequeno prédio destinado a biblioteca. Quando visitei em janeiro de 2012 estava fechada e era dia útil.

      Em Iranduba há dois espaços de bibliotecas, não funcionam de forma eficiente, mas há...

      Se em Manaus a situação não é a mais animadora, o que pensar do interior do estado...

      Excluir

Postar um comentário