CAHUITA - COSTA RICA - BIBLIOTECA ESCOLAR


Essa postagem era para ter sido efetivada no feriado da semana santa, porém, fui viajar para o interior do Amazonas e como não tive nenhum acesso à internet, posto hoje contando sobre uma biblioteca que “visitei”, na sexta-feira santa de 2011.

Estava em Cahuita, pequeno lugarejo da Costa Rica, região cercada por praias e um belíssimo parque nacional (Parque Nacional de Cahuita), que atrai muitos turistas por possibilitar caminhadas que envolvem, além da praia de areia branquinha, também a mata nativa, numa das mais lindas trilhas que já percorri...

Cahuita é um povoado pequeno. Possui centro comercial, pousadas, restaurantes e bares. Casa de moradores, uma pequena pracinha e...alguma biblioteca pública?

Não, não havia...Foi porém numa escola que encontrei indícios do que buscava. Como era feriado e não havia ninguém para dar informação, pude apenas constatar a existência do espaço, do lado de fora do prédio, conforme as imagens que posto aqui...



Tempos depois, meu companheiro de aventuras e “caçador de bibliotecas” (Peter Janzon), visitou novamente o local e contribuiu com outros dados. A escola se chama "Escuela Exelencia Cahuita", possui cerca de 117 alunos das séries entre o primeiro ao sexto ano.




A responsável pela biblioteca é a Professora Brunilda Morgan Cruz, que atua também como ajudante em várias atividades da escola. Ela contou que a biblioteca possui cerca de 850 volumes, entre livros e outros materiais. Deu pra perceber que haviam muitos livros infantis...


A Costa Rica possui um bordão muito especial. Eles costumam dizer que Costa Rica é PURA VIDA...Adorei isso! E adorei especialmente o cartaz acima que dizia que LER É PURA VIDA!!!


A passagem por essa localidade foi marcante e em termos culturais me possibilitou conhecer Don Walter Ferguson, considerado uma lenda viva da cultura do lugar, sua música pode ser apreciada em vários videos no You tube. Com toda simpatia, Dom Walter permitiu que fizemos essa foto juntos.


Fotos: Peter Janzon

Comentários