CUBA - INFO 2012 - XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO


Entre os dias 16 a 20 de abril de 2012, aconteceu no Palácio de Convenções de Havana, Cuba, o XII Congresso Internacional de Informação. Organizado pelo Instituto de Informação Científica e Tecnológica (IDICT) e Ministério da Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente da República de Cuba, que trouxe a discussão "A construção da Sociedade do Conhecimento e seu Impacto sobre o Desenvolvimento Sócio-Econômico e Soberania ".


Dentre as temáticas, contou com os seguintes pontos: redes e serviços de informação no século XXI, acesso livre à informação, soberania e tecnologia de informação, gestão do conhecimento em bibliotecas, arquivos, perspectivas sobre a organização e representação do conhecimento e outros relevantes temas apontados e discutidos em mesas redondas, fóruns, comunicações técnicas e banner.

Com mais de 700 participantes (dentre esses, três brasileiras), posso assegurar que foi muito gratificante participar e poder apresentar o trabalho intitulado Las Acciones de la Fundación de Amparo a la Investigación del Estado de Amazonas (Fapeam) en el campo de la Biblioteconomía e la Archivística. 

Esse estudo, realizado em parceria com Sebastião Alves e Rodolfo de Azevedo, aponta dados sobre a necessidade das empresas contarem com profissionais para atuar no campo documental e a atuação da Biblioteconomia e da Arquivologia junto a Fapeam, que com apenas 8 anos de existência, tem elevado consideravelmente a ciência no estado do Amazonas. 



Dessa experiência tenho muito a contar pois foram várias bibliotecas visitadas, encontros com bibliotecários e bibliotecárias e muitas imagens e informações desse país que é pouco conhecido por nós brasileiros, mas que surpreende por investir bastante em educação e cultura. 


Um elemento porém que para nós se torna massante é a dificuldade de acesso a Internet tendo em vista as conexões muito lentas e a pouca experiência do povo no uso dessa tecnologia. 

Fotos: Guillermo Ramon G. Junco

Comentários