BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE MANAUS - FECHADA NO LARGO DE SÃO SEBASTIÃO

Manaus está realmente desprovida de bibliotecas públicas. Desde de março de 2012, a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, que funcionou por alguns meses na antiga Casa de Restauro (Largo de São Sebastião), também fechou as portas.

Aviso colado na parede do prédio anunciando o fechamento.

O edifício, havia sido alugado pela Prefeitura de Manaus, já que o prédio original passaria por reformas (que não começou até agora). Atendia a uma pequena quantidade de usuários, tendo em vista as dependências restritas, mas era louvável a ação da prefeitura, que não havia deixado a cidade sem esse espaço e serviços. Das duas vezes em que lá estive, vi que haviam usuários consultando jornais ou lendo livros.

Fachada da Antiga Casa do Restauro, prédio provisório alugado pela Prefeitura

Contudo, apesar de ser a única biblioteca pública disponível na cidade, também está fechada devido as fortes chuvas ocorridas entre os meses de janeiro a março, que comprometeram o telhado do edifício.

Seria muito útil, porém uma definição de data quanto a reabertura, para que não siga o exemplo da Biblioteca Pública do Estado, fechada a quase cinco anos.

A Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista foi criada pela lei nº 971 de 02 de janeiro de 1967 e pelo decreto nº 27 de 12 março de 1975. Está vinculada à Secretaria de Cultura do Município, tem prédio próprio localizado na rua Monsenhor Coutinho (Praça do Congresso), no Centro da cidade de Manaus.

Para mim é um sonho ver o edifício original restaurado e funcionando, num ambiente com bons serviços, profissionais motivados e muitos usuários usufruindo do acesso a informação e ao conhecimento.

Fica aí o registro ManausCult!