MINHAS LEITURAS - ELAINE ELAMID

Hoje inicio nova seção no Caçadores de Bibliotecas, com o título, “Minhas Leituras”. O objetivo é contemplar a indicação de pessoas que desenvolvem amor por essa prática e quem sabe inspirar o desejo de leitores já potenciais, a buscarem sempre mais a companhia de saborosos livros.

Trago a tona essa ideia, especialmente por que essa semana, soubemos do resultado da pesquisa "Retrato da Leitura", realizada pelo Instituto Pró-Livro, que apontou que o brasileiro vem lendo cada vez menos. E então me pergunto, o que fazer para incentivar a leitura? nesse caso, não apenas dos pequenos, mas também dos adultos...


Posto para iniciar, as considerações de Elaine Elamid, amiga querida, que ama livros infantis (já pude vê-la muitas vezes em leituras com as crianças). Elaine, uma das fundadoras do Instituto Ler para Crescer, é formada em Direito e leitora que ataca em várias frentes.

Por que iniciar com ela? Por que hoje, 02 de abril, comemoram-se em muitos países, o dia Internacional do Livro Infantil, uma homenagem a Hans Christian Andersen, autor de obras como: A pequena sereia, O patinho feio e tantos outros...Como Elaine adora livros infantis e apontou alguns...nada mais juntos! Espero que gostem e aproveitem suas indicações.

ELAINE ELAMID - Adoro ler de tudo um pouco. No universo infantil, um dos meus livros favoritos é O menino maluquinho - de Ziraldo, livro que já li e reli muitas vezes, quando criança e agora muitas vezes mais, para os meninos e meninas que participam do Instituto Ler para Crescer. Ainda no campo infantil, destaco Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, Mania de Explicação, de Adriana Falcão, Até as princesas soltam pum, de Ilan Brenman e tantas outras maravilhas...

Na juventude, li alguns clássicos da literatura que recomendo sempre, por exemplo, O alienista, de Machado de Assis, ou O Cortiço, de Aluísio Azevedo. No campo da literatura amazonense, um livro que me inspira na relação com o outro e com a vida é Os Estatutos do Homem, de Thiago de Mello.

Dentre livros que influenciaram o “jeito” de fazer o Ler para Crescer, destaco Sai da Microsoft para mudar o mundo, de John Wood. Foi, inspirada por esse livro em 2008, que mandei um email para minha rede de amigos, vi surgir daí, mais três bibliotecas do projeto Ler para Crescer e não paramos mais...

Mas também tem livro que nos faz atrasar no trabalho...Certo dia, iniciei uma leitura antes de dormir e acordei às seis, louca para continuar. Mergulhei tão profundo que somente às oito horas da manhã, já bastante atrasada retornei ao mundo real... Era, A cidade do sol, de Khaled Hosseini.

Recentemente, tenho lido sobre experiências com meninos de rua, desses, cito o livro Filhos do Brasil, de Renato Chiera.

Não sabia que era difícil fazer uma lista de livros, na verdade escolher dentre tantos que amamos!!!

Comentários

  1. Que lindo!
    Adorei a nova sessão Soraia. Espero que continue no blog.
    É muito bom a gente ler sobre outras pessoas apaixonadas por leitura, como a gente.
    Ainda mais quando esses livros fizeram a diferença na vida delas, as tornaram melhores as ajudaram a mudar o mundo, como é o caso da Elaine.
    Fora as indicações de livro. Já li alguns que ela citou e estou ansiosa agora para ler "Até as princesas soltam pum" e "Sai da Microsoft para mudar o mundo"

    ResponderExcluir
  2. Querida Nádia, fico sempre feliz quando uma nova coisa pensada, criada com carinho vem contribuir para que o Caçadores de Bibliotecas faça a sua parte, instigue outros a pensar bibliotecas, pensar livros, pensar cultura...

    Você é a minha próxima convidada!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário