MUSEU CASA DE GUIMARÃES ROSA - CORDISBURGO - MINAS GERAIS

"Este ano não vai ser igual aquele que passou..." realmente, assim como diz essa marchinha de carnaval, esse ano de 2012, está sendo bem diferente pois estou no interior do Amazonas, na cidade de Maués, caçando bibliotecas e recordando o carnaval do ano passado, quando estive na querida Minas Gerais.

Naquele ano, já havia percorrido vários museus e bibliotecas em Belo Horizonte, quando fui com minha filha Camila Magalhães e amigos a bonita cidade de Cordisburgo, terra de Guimarães Rosa, um dos maiores escritores brasileiros.

Distante a apenas 112 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade abriga o Museu Casa Guimarães Rosa (MCGR), que é considerado um centro de referência sobre o escritor.

Inaugurado em 30 de março de 1974, dispõe de um acervo composto por diversificados registros da vida de Guimarães, desde dados profissionais à objetos pessoais, mobiliário, elementos do ambiente rural e uma gama de mais de 700 documentos textuais.

Apesar de estar inserido como referência para o turismo de Minas Gerais e da cidade de Cordisburgo, no período do carnaval de 2011, estava fechado. Uma pena, pois fomos a essa cidade justamente para visitá-lo.

Na ocasião, pudemos constatar que bem ao lado do Museu, localizava-se a Biblioteca Pública Ariobaldo e Diadorim que também estava fechada. Me pergunto quando a administração pública vai entender que são nesses dias que nós, trabalhadores temos oportunidades potenciais para visitar esses espaços?

Apesar de não concretizar o desejo de visitar o Museu e a biblioteca, aproveitamos para ver a Gruta do Maquiné, a praça decorada com estátuas de animais pré-históricos e brincar alegremente o carnaval pelas ruas por onde passou Guimarães Rosa.

Museu Casa Guimarães Rosa
Rua Padre João, 744 – Cordisburgo / MG – Brasil CEP 35780-000