BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE MARICÁ - RIO DE JANEIRO

Visitei a Biblioteca Pública de Maricá em dezembro de 2011. Na época, havia ido ao Rio de Janeiro participar do Bibliocamp, evento que reuniu vários bibliotecários apaixonados pela profissão.

Se chama Biblioteca Pública Municipal Profª Leonor Leite Bastos de Souza, possui acervo com mais de 13 mil títulos, funciona de segunda à sexta-feira das 9h às 17h, é subordinada a Secretaria de Cultura e está localizada na praça principal da cidade.

Minha motivação em ir à Maricá, deveu-se ao fato de ter conhecido a Biblioteca Pública de Niterói (que fica a pouco mais 40 km de distância). Sendo Maricá tão próxima, quis observar a realidade de um outro município do Rio de Janeiro e seu nível de valorização nessa área.

Conversei com Ingrid Guinin e pude perceber o quanto de dedicação e paixão essa bibliotecária tem por seu trabalho. Ela me contou que a Biblioteca recebe uma frequência média mensal em torno de 500 usuários, sendo oferecidos serviços de empréstimo domiciliar, orientação à pesquisa e contação de histórias para crianças de seis a nove anos.

O marco de fundação da biblioteca Pública de Maricá data de 15 de maio de 1971 e conforme indícios observados no livro de tombo, os primeiros exemplares adquiridos datam de 1978. Em finais da década de 70, já funcionava em sede própria.

As fotos abaixo foram cedidas para ilustrar essa postagem. Constam de atividades culturais realizadas no interior da biblioteca envolvendo leitura e contação de história.

Ao que indica, a Biblioteca Pública Municipal de Maricá deverá passar por um processo de revitalização. Apesar de vários pontos positivos, percebe-se claramente que o prédio é pequeno, precisa de pintura, não possui computadores com acesso a internet e o acervo precisar ser renovado. Desejo que a atual administração faça a diferença na vida cultura dessa cidade!