CASA DE CULTURA DE MARICÁ - RIO DE JANEIRO


Quando fui ao Rio de Janeiro, em dezembro de 2011, tive a possibilidade de conhecer além da Biblioteca Pública Municipal, a Casa de Cultura de Maricá que funciona num bonito casarão construído no século XIX, localizado na principal praça da cidade.


Confesso que assim que desci do ônibus, ao longe, quando vi o casarão, pensei tratar-se da biblioteca pública, mas logo soube que o lugar abriga importantes elementos da Cultura local, compostos pelo Museu Histórico, a Academia de Letras de Maricá e a Casa do Artesão.


O principal espaço museológico, funciona na parte superior e se compõe por uma série de materiais doados pela própria comunidade. Desde utensílios domésticos, móveis, moedas, troféus, discos, fitas e vários outros objetos.


Durante a visita, percebi que numa das janelas que tem vista para a igreja, havia sempre algumas jovens. Era um lugar disputadíssimo, pois dois espaços do vidro haviam sido retirados e facilitavam a visão. Também quis ficar nesse cantinho, mas tive que esperar a minha vez...


Assim que pude, parei para apreciar a vista e ver a população de Maricá em seu cotidiano. Me pus então a imaginar como devia ser o ir e vir das pessoas na praça a cem anos...


Carregado de história, o prédio já desempenhou várias funções, sendo sede da Prefeitura, Câmara Municipal, Cadeia Pública e até agência do Banco do Brasil.

No momento em que visitei, estava em exposição “África Brasil – O legado de Abdias Nascimento”, uma mostra que contava a trajetória desse que foi político, ativista do movimento negro e diretor do Teatro Experimental Negro (TEN) no Brasil.

O espaço é realmente muito especial e com certeza o principal cartão postal da vida cultural de Maricá!


Endereço: Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro.
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 9h às 17h
sábados e domingos, das 13h, às 17h.
Entrada Gratuita
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Obrigado pelo seu comentário