MISAM - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO AMAZONAS - PALACETE PROVINCIAL

Já faz algum tempo que visitei o MISAM - Museu da Imagem e do Som do Amazonas, na época tinha por objetivo divulgar em partes, os museus contidos no Palacete Provincial. O tempo foi passando e somente agora ponho em prática uma pequena parte desse desejo.

O MISAM foi criado em 2000 e funcionou num anexo ao lado do Palácio Rio Negro. Na época, a Bibliotecária Gisele Lima, minha grande amiga participou ativamente de todas as etapas do projeto. Era apaixonada por esse trabalho e creio, aprendeu bastante com a experiência.

Atualmente funciona no Palacete Provincial e comporta ao mesmo tempo duas finalidades, oferecer serviços junto ao acervo de som e imagem e atividades museológicas. O espaço conta com três exposições permanentes que versam sobre o CINETEATRO GUARANY, sobre o cineasta SILVINO SANTOS e sobre MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS em variados tempos. Ainda no mesmo ambiente há também computadores, onde o usuário pode ter acesso à internet por meia hora e cabines individuais para consulta do acervo (Projeção de Filmes).

De acordo com dados contidos no portal oficial do governo, o MISAM "foi instalado com tecnologia de ponta em parceria com empresas privadas e tem por objetivo pesquisar, coletar, conservar, divulgar e popularizar acervos de imagens, áudio e vídeo relativos a Amazônia, através da imagem, do áudio e do vídeo".

O acervo é formado por negativos, discos vinis, cartões postais, fitas VHS e DVDs com diversificadas produções de filmes antigos e atuais, bem como desenhos animados, documentários regionais e outros. A consulta é apenas local.

Considero de grande valia para a cidade a criação do MISAM, porém observei que possui um dado muito negativo que consiste na possibilidade de assistir filmes apenas de forma individual. O serviço só é permitido em telas muito pequenas e não há espaço para atender duas pessoas. Deixo como sugestão repensar essa ideia, haja vista que fui justamente levar meu amigo Peter Janzon (sueco), que havia manifestado o desejo de assistir ao filme "A Selva", após ter conhecido o Museu do Seringal.

Argumentamos e conseguimos assistimos juntos trinta minutos de filme em um separado, espécie de bancada com reservados individuais, graças a gentileza do senhor Judson Dantas e da estagiária Graciele. Em dado momento, porém, o filme não mais funcionou. Aproveito o ensejo para sugerir observação quanto a cópia do filme, haja vista ser um título indispensável no acervo em vista do Museu do Seringal. A cópia que havia não era original.

Tivemos que terminar "A Selva" em outro espaço também no centro de Manaus, no CINE VIDEO CLUBE do centro de artes - CAUA/UFAM...Mas essa é outra história!

OBS: Não é permitido fazer fotos no interior do Palacete, porém as três imagens da área interna contidas nessa postagem foram gentilmente cedidas por Ricardo Oliveira, excelente fotógrafo amazonense.

Anônimo
10 de abril de 2012 19:41 ×

quando foi tirado as fotos que tem nesse site sobre o museu de imagem e som do amazonas?
ta muito legal esse site!.

10 de abril de 2012 22:40 ×

As fotos foram cedidas por Ricardo Oliveira. Creio que ele fez as imagens tão logo o Museu foi inaugurado em 2009.

Infelizmente não é permitido fazer fotos no local...eu adoraria poder divulgar mais e mais esses belos lugares da minha cidade!