BIBLIOTECA PÚBLICA DE CHANCAY - BIBLIOTECAS NO PERU


Chancay é uma cidade localizada a 65 Km ao norte de Lima. O lugar é pequeno, possui astral típico de interior com uma praça muito bem cuidada, bela igreja e vários restaurantes que vendem “pollos a lá brasa” (frango assado).


O local recebe muitos turistas por causa de um castelo construído entre os anos 1924 e 1935, ao qual não pude visitar, porém tive a possibilidade de conhecer outros lugares no centro, dentre os quais a Biblioteca.


Se chama Biblioteca Municipal Carlos Cueto Fernandini e funciona no interior do edifício administrativo da Municipalidade de Chancay. Numa ampla sala estão disponíveis vários equipamentos de bibliotecas como mesas, cadeiras, estantes e livros. 

Quando realizei a visita era janeiro e talvez por isso a Biblioteca estivesse sem usuários, contudo uma parte da sala estava sendo utilizada por funcionários da administração pública.

Conversei com a responsável pela Biblioteca, a Senhora Rosa Huarca Eguizabal que tem formação em História e pós-graduação em Museologia, ela contou sobre a criação de um museu para a cidade haja vista a grande importância da civilização Chancay, assim como grande quantidade de registros arqueológicos da arte pré-colombiana na região. A Senhora Rosa é uma profissional muito interessada e engajada, com um foco centrado em sua área de atuação.

Como já comentei em outras postagens, os peruanos dão grande valor aos museus e vejo, porém que a cidade ganharia muito se a biblioteca pública também possuísse espaço próprio, em local de fácil acesso para os moradores e também para os visitantes.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon
Foto da rua: Iván Andrade-Flickr

Comentários

  1. Olá!
    Meu nome é Thompson Stellet e curso o 3º período de Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
    Há uns meses, tive a ideia de viajar pelas bibliotecas da América Latina, e no decorrer da pesquisa, deparei-me com seu blog. Gostaria de elogiá-la pela iniciativa. Seu blog tem sido uma fonte de pesquisa muito útil para mim.


    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Uma das inspirações para construção desse blog veio das leituras sobre Ranganathan.


    Ele observou que era importante conhecer outros espaços, traçar comparativos e perceber que haviam estágios de desenvolvimento diferenciados entre as bibliotecas que visitava....

    ResponderExcluir

Postar um comentário