BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR

Em junho de 2011, tive a oportunidade de participar do Intercom Norte em Boa Vista, Roraima, um evento da área de comunicação social em que eu e mais três amigos levamos uma reflexão sobre nossa experiência junto ao Programa de Comunicação Científica da Fapeam. Claro que no ensejo, não perdi a oportunidade de visitar outros espaços culturais e em especial, a Biblioteca Central do Campus da Universidade Federal.

A Biblioteca da UFRR, com nome oficial "Biblioteca Central Maria Auxiliadora de Sousa Melo", ao longo dos anos já passou por várias ampliações em sua estrutura. Funciona num prédio amplo e muito bem equipado e possui um acervo físico composto por mais de 45 mil títulos e também uma biblioteca virtual com 30 bases de dados nacionais e estrangeiros. Seu quadro funcional é formado por onze bibliotecários.

A visita foi uma experiência agradável pois além de ter encontrado amigos dos tempos de faculdade, conheci outros profissionais bastante engajados na profissão como a Ângela Maria, com quem muito me identifiquei.

A UFRR é uma das mais jovens universidades federais do país, foi implantada em 1989 e durante esse período vem buscando atender de maneira relevante ações voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão.

A direção da Biblioteca Central da UFRR está a cargo do bibliotecário Elton Neves, ex-aluno do curso de Biblioteconomia da UFAM. Nessa visita puder rever o Laurenilson, colega dos tempos de faculdade e que atenciosamente me apresentou outros profissionais. Em vista do exposto, encerro essa postagem registrando minha gratidão a todos os bibliotecários da UFRR pela atenção com que me receberam.

Em especial ao Elton e a Ângela pela excelente conversa e disponibilidade de levar a mim e a Katty Anne (parceira nessa viagem) para conhecer um pouquinho da noite em Boa Vista. ...E ao Lauro, também pela excelente prosa e por me levar à outras bibliotecas!

Fotos: Soraia Magalhães