BIBLIOTECA INFANTIL EMÍDIO VAZ D´OLIVEIRA E OS ALUNOS DE BIBLIOTECONOMIA DA UFAM


A meta foi fazer com que os alunos conhecessem diferentes unidades de informação na cidade de Manaus. Era a proposta da Disciplina Planejamento em Biblioteconomia, ministrada para os alunos do quinto período da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, em 2010.



A primeira visita técnica, realizada em grupo, foi à Biblioteca Infantil Emídio Vaz d’Oliveira, que destina-se a atender crianças de 4 a 10 anos, do pré-escolar e ensino fundamental (1ª a 4ª série), com serviços de biblioteca especializada, ludoteca, atividades de recreação e arte-educação.



A Biblioteca está dividida por: Estação do vídeo, Estação das Artes, Estação da Ciência, Estação da Astronomia, Estação da Leitura, Estação do conto e Estação da Brincadeira.



Funciona no local que foi residência do Comendador Emidio Vaz d´Oliveira, figura da sociedade amazonense, que se destacou especialmente em atividades comerciais e industriais.



A Biblioteca Infantil foi inaugurada em 28 de novembro de 2001 e até os dias atuais muitas pessoas desconhecem a existência de um espaço como esse, dedicado ao público infantil em Manaus. A maioria das visitas ocorrem por meio de agendamento de escolas da rede pública e privada de ensino.




P.S As visitas foram realizadas em dois dias. Creio que nenhum dos alunos jamais havia visitado o local. Todos, inclusive eu ficamos surpresos com o lugar. Gostei de ver que muitos alunos se divertiram como crianças...



Agradeço a atenção dispensada pelas colegas bibliotecárias que nos receberam, em especial a bibliotecária Maria das Graças Leite!


Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, 8h ás 12h e 14h às 17h. Endereço: Rua Dr. Almino, 73 – Centro Histórico de Manaus – Amazonas. Tel. /Fax: (92) 3637-7397

Imagens: Soraia Magalhães

Comentários

  1. É só pra provar que estive visitando o seu blog....brincadeira,está bem legal, só faltou a minha foto aí.
    Gabriela,5º período,turma 2

    ResponderExcluir
  2. Foi uma visita linda que fizemos em 2010, na época, essa turminha era ainda de estudantes, agora a maioria já é profissional. Espero que guardem uma boa lembrança desse momento.

    Escrevo apenas para registrar que pouco depois dessa visita, a biblioteca fechou para reforma; Já se passou 2011..estamos em 2012. Espero que retome as atividades. Há poucos dias vi que a placa de identificação foi mudada. Está nova! Tomara que reabra LOGO!!!!

    ResponderExcluir
  3. Informamos que a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D'Oliveira já está em pleno funcionamento nos horários de 9h ás 12h e 14h às 16:30h.
    Rua Dr. Almino, 73 – Centro Histórico de Manaus – Amazonas. Tel. /Fax: (92) 3637-7397
    Ficaremos muito felizes em recebe-los...

    ResponderExcluir
  4. Que boa notícia Daiane!!!

    Vou em breve fazer nova visita e fazer um bonito post!!!!

    Vamos divulgar!!!!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza querida,
    Se possível informe aos alunos da UFAM que já estamos em atividade, adorei a divulgação que vc fez da Biblioteca, nos motivou muito, este mês de Abril já há algumas escolas agendadas, mas ainda temos dias vagos.
    Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  6. Amanhã, 11 de abril o CAÇADORES DE BIBLIOTECAS está completando dois aninhos. A visita à Biblioteca Infantil Emídio Vaz D´Oliveira foi minha primeira postagem.

    Uma alegria poder comemorar sabendo que essa bonita biblioteca já está reaberta e disponível para receber as crianças de Manaus.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Amiga:

    Só te descobri em 2012, gostei logo do teu blogue e da luta que na altura fazias, mas gostei muito de ver a tua primeira entrada e logo para uma Biblioteca Infantil.

    Já agora, dá uma espreitadela neste sítio http://centroludico.cm-oaz.pt/, vais gostar d ecerteza. Quando vieres estudar para Salamanca, são só 350 Kms até Oliveira de Azeméis ... faço-te uma visita guiada ...

    ResponderExcluir
  8. Ótimo espaço para desenvolver atividades com as Crianças. Seria excelente se houvesse uma em cada Zona da Cidade. =D

    ResponderExcluir

Postar um comentário