MUSEU DO HOMEM DO NORTE - FECHADO PARA REFORMA?

Visando conhecer espaços culturais na cidade de Manaus, eu e estudantes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM tentamos visitar o Museu do Homem do Norte, mas tomamos conhecimento da inviabilidade da ação já que o prédio estava fechado para reforma.

O Museu, possui um acervo voltado para a expressão da cultura e o meio de vida do homem do norte e de acordo com o Site da Prefeitura, as peças encontram-se expostas em módulos dedicados à arqueologia (sedimentos arqueológicos, machados, lanças etc.), aos povos indígenas (artefatos, cestaria e réplica de uma casa waimiri-atroari), aos caboclos (casa de farinha e medicina popular), ao extrativismo (borracha e guaraná), às festas populares e aos rios amazônicos (importância como meio de sobrevivência e integração entre o homem da cidade e o interiorano).

Criado em 1985 pela fundação Joaquim Nabuco, o Museu do Homem do Norte foi repassado à Prefeitura em julho de 2006, mas somente em Maio de 2008 foi reaberto ao público.

Este ano o Museu foi novamente fechado. Uma pena para aqueles que buscam informações sobre a memória e a cultura da cidade. Esperamos que a reabertura venha logo.

Museu do Homem do Norte
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, nº 626 - Centro.

Fotos: Soraia Magalhães