BIBLIOTECA INFANTIL EMÍDIO VAZ D´OLIVEIRA E OS ALUNOS DE BIBLIOTECONOMIA DA UFAM

A meta foi fazer com que os alunos conhecessem diferentes unidades de informação na cidade de Manaus. Era a proposta da Disciplina Planejamento em Biblioteconomia, ministrada para os alunos do quinto período da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, em 2010.

A primeira visita técnica, realizada em grupo, foi à Biblioteca Infantil Emídio Vaz d’Oliveira, que destina-se a atender crianças de 4 a 10 anos, do pré-escolar e ensino fundamental (1ª a 4ª série), com serviços de biblioteca especializada, ludoteca, atividades de recreação e arte-educação.

A Biblioteca está dividida por: Estação do vídeo, Estação das Artes, Estação da Ciência, Estação da Astronomia, Estação da Leitura, Estação do conto e Estação da Brincadeira.

Funciona no local que foi residência do Comendador Emidio Vaz d´Oliveira, figura da sociedade amazonense, que se destacou especialmente em atividades comerciais e industriais.

A Biblioteca Infantil foi inaugurada em 28 de novembro de 2001 e até os dias atuais muitas pessoas desconhecem a existência de um espaço como esse, dedicado ao público infantil em Manaus. A maioria das visitas ocorrem por meio de agendamento de escolas da rede pública e privada de ensino.

P.S As visitas foram realizadas em dois dias. Creio que nenhum dos alunos jamais havia visitado o local. Todos, inclusive eu ficamos surpresos com o lugar. Gostei de ver que muitos alunos se divertiram como crianças...

Agradeço a atenção dispensada pelas colegas bibliotecárias que nos receberam, em especial a bibliotecária Maria das Graças Leite!

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, 8h ás 12h e 14h às 17h. Endereço: Rua Dr. Almino, 73 – Centro Histórico de Manaus – Amazonas. Tel. /Fax: (92) 3637-7397

Imagens: Soraia Magalhães
Esta é a página mais antiga