ESTANTE DE LIVROS NO PARQUE SENADOR JEFERSON PERES

O Parque Senador Jeferson Peres foi inaugurado no dia 1 de setembro de 2009 e desde então tem sido considerado por muitos, uma das mais bonitas áreas de convivência e lazer da cidade de Manaus. Com uma extensão de 53,4 mil metros quadrados, o espaço foi construído por meio do Programa de Recuperação Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM), que tem trazido melhorias nos planos ambiental, urbanístico e social de Manaus.

É um parque temático que apresenta ambientação que objetiva resgatar um tempo de riqueza e prosperidade de uma Manaus que vivia a euforia provocada pela economia da borracha, por isso vários objetos de aço destacam elementos desse período: casais de época, carruagens,bonde,etc.

O parque possui ainda pontos de vendas onde se destaca o box "Tacacá da Gisela" que oferece além do tacacá, uma pequenina estante confeccionada em madeira para exposição de livros produzidos pelo Estado. É uma boa iniciativa e um serviço a mais para aqueles que procuram conhecer por meio dos livros um pouco mais dos aspectos que compõe a vida amazônica.

A ideia é ler o livro no Parque e devolvê-lo no local. Seria interessante a disponibilização de livros de literatura infantil, pois não há muitos títulos e para os pais que passeiam com seus filhos seria uma alternativa a mais em termos de lazer e educação.

A ampliação dessa ideia em outros pontos culturais da cidade seria também muito bem vinda e mais ainda se fosse acompanhada de atualização dos acervos e até mesmo de atividades de mediação.

O Parque Jeferson Peres está localizado no entorno do Centro Cultural Palácio Rio Negro, entre a Avenida 7 de Setembro, rua Jonathas Pedrosa e Avenida Beira Rio, ao longo das margens dos Igarapés Manaus e Bittencourt.

Imagens: Soraia Magalhães