BIBLIOTECA MUNICIPAL EDUARDO LOURENÇO - GUARDA, PORTUGAL


Guarda é uma bonita cidade portuguesa, considerada entre todas, a mais alta de Portugal pois possui 1056 m de altitude. O lugar é realmente encantador e faz lembrar bastante cidades do Brasil, como: Ouro Preto, Mariana. Para saber mais recomendo uma olhada neste site Portugal-live, tendo em vista que aqui apresentarei somente dados sobre sua biblioteca pública. 


A Biblioteca pública de Guarda se chama Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, sua história remonta os anos de 1880, mas no prédio atual está em atividades desde  27 de Novembro de 2008. Deixo nas imagens que segue esse post um pouco do que vi e captei dessa bela Biblioteca!


A área externa da biblioteca é entornada, por vegetação que cria expectativa de um pequeno bosque. Na imagem abaixo, grupo de jovens utilizando a área para reunião. 


A biblioteca dispõe de um ônibus biblioteca, ele estava no estacionamento.


Na parte de dentro, destaco a imagem dessa mesa que estava posicionada próximo a área de entrada com o pequeno cartaz orientando: A BIBLIOTECA RECOMENDA!


A Biblioteca possui um auditório que recebe o nome “Tempo e Poesia”.


O interior da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço surpreende pela harmonia dos equipamentos, pela excelente iluminação e por uma lista de serviços que se propõe oferecer. 



O edifício é composto por dois andares. Algumas áreas da parte de baixo estão destinadas para o público infantil e juvenil. Na parte de cima para o público adulto.


A Sala de Conto é a mais lúdica e vibrante de todos os espaços da Biblioteca. O ambiente se divide em duas partes...antes de adentrar efetivamente na área para ouvir histórias faz-se necessário passar debaixo de uma grande árvore confeccionada em tiras de madeira...


Depois de passar a parte da árvore se chega a essa colorida sala. Tá vendo ali uma poltrona? É onde o contador de histórias provavelmente começa suas atividades. Uma beleza, deve ser muito especial quando estão ali grupos de crianças...

Gosto muito de encontrar cartazes criados especialmente para instigar o estímulo à leitura e nesse caso, encontrei essa arte criada para o Dia Internacional do Livro Infantil, (2017). Legal que passada a festividade, serve de apoio a decoração do ambiente. 


Buscamos durante a estada no local, um contato com um bibliotecário mas estavam todos ocupados e não puderam nos receber. Mas ok, fomos bem tratados pelas responsáveis pelos setores que nos permitiram realizar os registros fotográficos.


Para marcar minha passagem pelo lugar, posei para uma foto na Sala do Conto...tão lúdica, tão bonita!!


....

Desde de 22 de junho de 2017 estou vivendo em Salamanca, Espanha, para realização de meus estudos doutorais. Com certeza, nesse período terei oportunidades de conhecer muitas bibliotecas, aliás essa expectativa já se concretizou quando realizei linda viagem por várias cidades espanholas e portuguesas durante as comemorações de meu aniversário de 50 anos.


Veja nos links abaixo outras bibliotecas visitadas em Portugal:

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE AVEIRO

Fotos: Peter Janzon e Soraia Magalhães

Comentários