BIBLIOTECA CAMÕES: LISBOA - PORTUGAL


No coração de Lisboa, no famoso Chiado (bairro do centro antigo) sem alardes em termos de identificação, está localizada a Biblioteca Camões que faz parte do Sistema de Bibliotecas Municipais de Lisboa. 


A Biblioteca funciona no segundo andar. É preciso subir um lance de escadas (problema para usuários com mobilidade reduzida). Em contrapartida é bom para quem pode ir andando, um estímulo para se perceber detalhes arquitetônicos do lugar.


O edifício, em seus primórdios foi chamado de Palácio Valada-Azambuja. Especialmente pela localização deve atrair curiosidades.


Ao que parece, somente em 1973 o espaço passou a ser utilização como equipamento cultural, tendo funcionado primeiramente como Biblioteca Pública para Cegos.


Foi em 1981 que passou a ser chamada de Biblioteca Municipal Camões, numa proposta de integrar os serviços no atendimento a todas às pessoas.


Possui mobiliário interessante pois em algumas das salas, se pode perceber que há móveis originais de outras épocas...


Em um ambiente um tanto labiríntico, o envolvimento das capas das publicações nas estantes geram alegria em cores e formas.


Para tomar emprestado materiais do acervo faz-se necessário solicitar gratuitamente um cartão de utilizador da Rede de Bibliotecas de Lisboa (Rede BLX).


 A Biblioteca Camões dispõe de acervo formado por livros, jornais, revistas, CDs e DVDs. O acervo voltado para o público infantil é bem grande, além do espaço ser muito agradável.  


Há uma lareira na Sala Infantil e em seu interior estão em destaques obras e avisos sobre os serviços da Biblioteca!


Cores, cores e mais cores...não há como não sentir o desejo de entrar e conhecer um pouco mais do que o ambiente tem para oferecer...


Na imagem acima, divulgação de um dos projetos: bolsas com materiais bibliográficos para a família. Esse projeto, utilizando bolsas e livros pré-selecionados é muito comum nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas Públicas de Estocolmo.


Uma das salas mais bacanas da Biblioteca Camões?

Aonde estão reunidos uma variedade de títulos literários e na decoração esculturas de personagens marcantes que dão graça e beleza ao ambiente. Olhe na imagem abaixo e veja se consegue identificá-los.


Pesquisando sobre a Biblioteca, encontrei no site Onde Lisboa o seguinte comentário:
Estrategicamente localizada perto do Elevador da Bica, esta Biblioteca é um autêntico tesouro da zona. No antigo Palácio Camões, há salas mais intimistas (ideais para o estudo individual) e zonas mais descontraídas, mais vocacionadas para o trabalho de grupo. Tem também uma sala de leitura de periódicos e uma sala de exposições (na qual pode sugerir e apresentar os seus trabalhos). Um recanto perfeito para estudar, ler ou trabalhar, ao lado de uma das zonas mais emblemáticas de Lisboa.

Além de tudo, o ambiente é claro, lúdico, acolhedor e das suas janelas se pode ter uma vista muito bonita dos telhados, casarios e do mar de Lisboa.


Para quem não vive em Lisboa é pouco provável encontrar a Biblioteca pois não há uma grande placa apontando do lado de fora da rua, o local como sendo uma Biblioteca Pública. Uma pena, pois creio que qualquer turista poderia se sentir encantado por conhecê-la. 

Observei no site da Wikipedia as referências sobre a efervescência cultural da região, contudo não destaca a existência da Biblioteca.


Visitei a Biblioteca Camões por duas vezes, a primeira vez em 2014 e a segunda em janeiro de 2016. As fotos são de 2014. Não ocorreram grandes mudanças no local.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon

Comentários