BIBLIOTECAS E CRUZEIROS - HOLLAND AMERICA LINE

As imagens desse post refletem sobre experiência vivida em 2014, junto a Companhia Holland America Line, mais precisamente sobre o navio MS Nieuw Amsterdam  e sua bonita biblioteca.

No post anterior, comentei sobre outra Companhia de Cruzeiros, e também sobre biblioteca, numa experiência não muito agradável. Nesse caso, porém apresento de forma muito sucinta o que vi e experimentei nessa viagem que teve início em Barcelona, com escalas em Alicante, Cádiz, Almeria, Ponta Delgada (Portugal) e Fort Lauderdale (EUA). Sobre as cidades visitadas, fiz posts comentando sobre suas bibliotecas!

O navio MS Nieuw Amsterdam, possui capacidade para atender 2.106 passageiros. Suas áreas comuns são bastante confortáveis e dispõem de diversos espaços para momentos de leitura, contudo é na biblioteca que o passageiro pode ter uma boa sensação de relaxamento, porque o ambiente é bem preparado para esse fim.

O espaço físico é amplo, aconchegante. Possui mobiliário planejado, poltronas confortáveis e bom acervo de livros de literatura e de viagens, além de periódicos, jogos e outros tipos de materiais de entretenimento.

Uma biblioteca muito bem estruturada, porém de irregular havia o fato da própria Companhia apresentar a existência de uma bibliotecária para atendimento dos serviços. Entrevistei a jovem, ela não tinha formação bibliotecária, tampouco entendia muito do trabalho. Essa porém é sempre uma constatação, nem todo mundo que atende em biblioteca é efetivamente bibliotecário...

Dentre tantas coisas bonitas dessa biblioteca, destaco a existência de um quadro. Ele ficava na área externa. Não era uma pintura, mas uma forma de maquete que refletia o ambiente de uma biblioteca (veja nas imagens acima e abaixo) com suas portas entreabertas, algumas pilhas de livros no chão, tantas estantes e muitos livros e seus mistérios. Cada livro...uma possibilidade de descobertas!

Viagens por cruzeiros podem ser (em algumas situações) bem acessíveis economicamente. É preciso pesquisar muito e ver bem datas e promoções. Para os amantes dos livros, creio constitui uma ótima oportunidade para se entregar por horas ao prazer da leitura, além disso, especificamente em meu caso, que tenho como objeto de desejo as bibliotecas públicas de cada cidade, as viagens por cruzeiros tendem ser fascinantes.

Fotos: Peter Janzon