BIBLIOTECA PÚBLICA DE ALICANTE - ESPANHA

Apresento neste post algumas imagens da Biblioteca Pública de Alicante, na Espanha. Chamada oficialmente Biblioteca Pública José Martínez Ruíz, ''Azorín'', está instalada em um edifício com área de 5.407 m2 distribuídos em cinco andares.

Muito bem localizada, em espaço de fácil acesso e com uma vista bastante privilegiada (conforme imagem acima), o usuário pode vislumbrar das janelas ou da área externa da Biblioteca, a exuberância do ambiente da cidade com suas praias, árvores, sol e mar.

A Biblioteca está vinculada ao Conselho de Educação, Cultura e Desporto da Comunidade Valenciana. No momento, sua gestão ocorre sob a responsabilidade da bibliotecária Adelina Rodríguez que autorizou a efetivação dessas imagens e contou um pouco sobre as atividades da Biblioteca que realiza entre outras coisas, empréstimo domiciliar, acesso ao acervo local, uso de computadores com acesso à internet (para sócios cadastrados), hora do conto para crianças, clube de leitura.

As instalações desde edifício remontam o ano de 1976, contudo a Biblioteca foi criada em 1855 e possui grande fundo documental que trata da memória histórica e social de Alicante. De acordo com Adelina, a Biblioteca em breve deverá passar por uma grande reforma.

O setor de livros infantis é amplo, possui bons materiais e atende ao público de várias idades, desde as primeiras letras, aos títulos que envolve uma literatura mais densa voltada para os adolescentes.

Nas bibliotecas da Espanha, chamam a atenção o amplo acervo de filmes em DVD, composto por diferentes títulos objetivando atender a todos os gêneros e idades.

A Biblioteca possui muitos espaços, contudo pude constatar que especificamente neste dia (21 de novembro de 2014, por volta das 10 da manhã) a maior concentração de usuários era no salão de entrada onde muitos faziam leituras utilizando mesas e cadeiras do ambiente, outros utilizavam os computadores e haviam também usuários no espaço reservado para consulta de periódicos (jornais e revistas).

Um dado característico que observo na maioria das bibliotecas que já visitei é a incidência de usuários do sexo masculino no setor de periódicos. Estão sempre presentes.

Alicante é uma cidade portuária com belas praias, praças, museus, castelos medievais e tantos outros atrativos. Muitos cruzeiros aportam a cidade por sua vocação turística, contudo infelizmente no período em que realizamos a visita, a Biblioteca não estava preparada para atender às pessoas que estão apenas de passagem pela cidade, me refiro neste caso ao uso do sinal de WiFi, utilizando seu próprio equipamento, ao invés de facilitarem, havia uma determinação de que para o uso do sinal, o usuário precisaria dispor de um carnê e uma senha...não faz sentido para um turista que dispõe de pouco tempo de permanência na cidade. Em outras bibliotecas visitadas o sinal era aberto.

Alicante possui ainda o que eles chamam de Centros de Leitura Pública, vinculado ao serviço municipal. Doze espaços oferecem condições de acesso à leitura de livros para empréstimo domiciliar. Visitei um desses espaços que se chama El Puesto (Mercado Central)

Fotos: Peter Janzon