BIBLIOTECA DO ADAMASTOR - GUARULHOS

No dia 6 de outubro de 2016, tendo tido um voo que passaria pela cidade de Guarulhos, em São Paulo e dispondo de tempo de espera no aeroporto, optei por tomar um ônibus no intuito de apreciar o funcionamento da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, um acaso porém me levou primeiramente a Bibliotecas do Adamastor...

Ao tomar o ônibus em frente ao Aeroporto de Guarulhos perguntei ao motorista se a linha passava nas proximidades da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, ele afirmou que sim e depois me indicou o lugar aonde deveria descer e foi então que percebi que havia chegado a Biblioteca do Centro Municipal de Educação Adamastor.

Não era a primeira vez que o morador de uma cidade me indicava de forma contraditória informações sobre bibliotecas públicas, mas o bom foi poder conhecer esse espaço que recentemente foi reaberto após passar por um processo de reforma e reestruturação. O bom também foi que fui muito bem recebida.

A Biblioteca  está instalada no segundo andar do Centro Municipal de Educação Adamastor, lugar que reúne vários ambientes culturais, inclusive teatro, salas para exposições, cineclube e outros.

No tocante a Biblioteca, no breve espaço de tempo que passei, pude perceber que haviam poucos usuários utilizando serviços, uma mãe com sua filha buscavam informações sobre o acervo, bem como os procedimentos para empréstimos. Havia outra mãe usando o espaço para estudos e leitura com suas filhas.

Era a Senhora Ana Paula que havia levado Yasmin e Raissa para a Biblioteca. Foi legal falar com elas e pedir para fotografá-las pois assim fiquei sabendo que a mãe estava ali atendendo ao pedido das meninas.

...E haviam mais usuários!

Sobre o acervo da Biblioteca do Adamastor, informações obtidas por meio de matéria publicada no site da Prefeitura de Guarulhos apontam que:
A Biblioteca agora tem dois perfis: o de incentivo à leitura e o de oferecer livros pedagógicos de Educação. Nosso acervo, com 33 mil exemplares, disponibiliza, por exemplo, muitos livros requeridos em editais de concursos para professores, além de literatura infantil, crônica, romance, ficção, entre outros”, aponta o bibliotecário responsável pelo local, Marcos Manoel dos Santos.
Guarulhos é uma cidade populosa, com cerca de 1.324.781 habitantes (dados obtidos em Wikipedia). Para atender a essa demanda, a cidade dispõe de um Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas, composto pela Biblioteca Monteiro Lobato e outras bibliotecas ramais e bibliotecas especializadas.

A passagem pela Biblioteca do Adamastor foi rápida, mas fiquei muito satisfeita com o atendimento dispensado pelo Bibliotecário Marcos Manoel dos Santos que me apresentou o local, me permitiu realizar fotos e buscou entender a finalidade de minha visita, que é tão somente divulgar serviços e espaços.

Infelizmente não foi assim na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, contudo desde já saliento o pensamento de que uma biblioteca pública deve ser pública em todos os sentidos.

Agradeço ao Bibliotecário Marcos Manoel dos Santos pela atenção dispensada e destaco que fiquei feliz por sabê-lo amigo do Bibliotecário Sadrac Leite.

Veja mais: Reestruturada, Biblioteca do Adamastor é reaberta

Fotos: Soraia Magalhães