BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE MARIANA - MINAS GERAIS


A imagem dessa porta fechada é da Biblioteca Pública Municipal Benjamin Lemos, em Mariana, MG, cidade distante cerca de 90 quilômetros de Belo Horizonte. A "brincadeira" com o puxador da porta é uma ironia ao fato de que também em Mariana, como acontece (infelizmente) em grande maioria das cidades brasileiras, as bibliotecas não abrem suas portas nos finais de semana...


Visitei Mariana, no dia 16 de julho de 2016, data em que a cidade comemora seu aniversário. Aliás, Mariana foi a primeira cidade de Minas Gerais (por isso esse dia é chamado de "dia de Minas"), Mariana esse ano comemorava seus 320 anos de existência.

Era também o dia do meu aniversário e querendo festejar, acreditei ser uma boa escolha aproveitar a programação da cidade que inclusive, realizava Festival de Verão em parceria com a cidade de Ouro Preto. Mas não encontrei nenhuma atividade que vinculasse ações envolvendo biblioteca, livro e leitura no sábado e domingo (16 e 17), uma grande pena.


Como não tivemos acesso ao espaço físico da Biblioteca, deixo dados obtidos do Jornal O Liberal, que registrou matéria em 27 de outubro de 2013, na qual apontava que a cidade de Mariana:
[...] Abriga a Biblioteca Pública Benjamin Lemos desde 1970, que disponibiliza gratuitamente mais de 12 mil livros para os moradores. Com um acervo criado a partir de doações, a biblioteca traz livros de autores renomados como Machado de Assis, Clarice Lispector, William Shakespeare e Agatha Christie. O acervo possui livros para todas as faixas-etárias e atualmente é organizado pelo professor Fernando Maricato. Além disso, a Biblioteca possui sala de pesquisas com internet, sala com jogos e livros infantis e sala de Braille, com publicações específicas e áudio-livros. O local também está aberto para visitação de alunos, como aconteceu no último dia 2, em que 15 alunos da Escola Municipal Wilson Pimenta estiveram na Biblioteca e apreciaram uma contação de histórias. Para realizar empréstimos na Biblioteca, os usuários devem realizar o cadastro com comprovante de residência e identidade. A biblioteca funciona de segunda a sexta feira das 8h às 17h, na Rua Barão de Camargos, 59, Centro, próximo a Praça Gomes Freire (Jardim). Mais informações pelo telefone: 3558-3255.
Alguém pode me dizer se há bibliotecário atuando no espaço atualmente? Pelo lado de fora se pode observar que o edifício é grande. Está localizado no centro histórico e poderia ser um ponto de apoio para os turistas. Fiquei surpresa com o fato de ter perguntado a atendente da Pousada Chafariz aonde estava localizada a biblioteca pública e a jovem afirmou não ter conhecimento. Ironicamente estávamos próximos demais do lugar... 


Realizei essa pequena viagem com minha filha Camila e durante nossa estada em Mariana não pudemos deixar de refletir sobre os acontecimentos que abalaram a cidade com o rompimento da barragem de Fundão, em 5 novembro de 2015. Os indícios estão longe dali, contudo não devemos esquecer o quão grave foi e ainda são os danos causados pelas ações irresponsáveis da mineradora Samarco que gerou perdas de vidas e marcou drasticamente o ecossistema brasileiro.

Talvez se tivéssemos um povo leitor e consciente de seus direitos, situações como essas poderiam ser evitadas. 
...

Mariana está localizada a cerca de 12 km de Ouro Preto...seguimos para lá de ônibus e visitamos outros espaços de cultura gratuitos. A Biblioteca Pública de Ouro Preto foi apresentada neste blog em 2012. 


Fotos: Soraia e Camila Magalhães

Comentários

  1. E a biblioteca que o Fernando Morais divulgou que ia implantar nessa cidade, quando esteve lá soube de alguma movimentação efetiva para isso?

    ResponderExcluir
  2. Gostei de seu registro, de seu blog e de suas observações. Parabéns pelo blog que, com certeza, é sobremaneira necessário, inclusive porque "põe o dedo na ferida". É preciso mesmo apontar falhas e deslizes e sugerir melhoras no serviço ao turista. Vivi em Mariana desde que nasci, até fevereiro 1972. Sou um marianense emprestado, pois nasci em Ouro Preto. Voltarei ao blog outras vezes. Desejo-lhes sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário