CAFÉ COM TEXTO - MANAUS

Charmoso, bonito, aconchegante e tem uma biblioteca! Foi mais ou menos assim que vários colegas vieram me contar sobre o Café com Texto, espaço criado em Manaus em 2014 que reúne uma série de qualidades que tem atraído a atenção dos manauaras.

Distante da área central da cidade, mas muito próximo a um grande shopping center, o Café com Texto investiu na decoração com livros para criar um ambiente em que a leitura tem seu espaço garantido.

Visitei o Café com Texto com a amiga Ângela Cativo, uma das mais apaixonadas pelo lugar. Viajante, Ângela que é Bibliotecária e Fotógrafa já esteve em vários países, inclusive na França e caiu de amores justamente por identificar elementos dos lugares que conheceu fora do Brasil.
.

Gostei especialmente dos aspectos que remetem a ideia de biblioteca. Há uma indicação em grandes letras expressa em uma lousa. Aliás, a lousa me fez recordar os tempos de colégio, quanto não sabíamos que causava problemas de saúde o contato com giz e era um prazer apagar as palavras escritas.

No Café com Texto os dizeres não precisam ser diariamente apagados, ao contrário é bom mesmo que estejam lá para surpreender a todos com orientações, como essa, registrada na imagem que dizia "Ler, comer, beber, ouvir...o abuso da leitura não é perigoso! Utilize sem moderação."

O espaço físico não é grande. Há um salão de entrada aconchegante e propício para reunião de pequenos grupos, em outra sala está a área do espaço café/biblioteca. Dali se tem uma visão da pequena cozinha aonde funcionárias cuidam dos produtos do cardápio.

Cafés, chocolates, crepes, saladas...as propostas são voltadas para o segmento da gastronomia francesa. Única coisa que não gostei (confesso) foi não encontrar ali algum elemento adaptado de nossa cozinha amazonense, queria ter comido a nossa tapioca com café!

O acervo do Café com Texto é bem atraente. Há livros em língua inglesa e francesa, além de muitos títulos em Português, claro! Na oportunidade aproveitei para tietar o bonito livro O leão e a Libélula, da amiga Alessandra Leite!

O acervo de cd's de músicas também é muito especial!

A ideia de conhecer o Café com Texto era, além de desfrutar o prazer da companhia de Ângela em um espaço cativante, ver a possibilidade de deixar alguns exemplares de meus livros para venda pois como não estou morando em Manaus, torna-se difícil a difusão desse trabalho.

O tempo que passamos Ângela e eu no Café com Texto, foi muito especial. Pena não termos encontrado Ana Guerra, a criadora do espaço. Ao final, assim como tantas pessoas que tem passado por ali, deixei um bilhetinho na porta demonstram o carinho pelo bom serviço e pela boa impressão com o ambiente!

Sobre o LUGAR o que mais posso dizer:
Que foi um prazer conhecer
 o Café com Texto
 e desfrutar ali
de chocolate quente
braiune
livros
fotografias
 e um brinde a amizade
com Ângela Cativo!

Fica também a dica para os colegas que vão participar em outubro de 2016 do XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU).

O evento, reunirá em Manaus uma quantidade expressiva de bibliotecárias e bibliotecários de diferentes regiões do país.

O Café com Texto está localizado na avenida Umberto Calderado Filho, 955. Próximo ao Manauara Shopping!

Fotos: Ângela Cativo e Soraia Magalhães