CAFÉ COM TEXTO - MANAUS


Charmoso, bonito, aconchegante e tem uma biblioteca! Foi mais ou menos assim que vários colegas vieram me contar sobre o Café com Texto, espaço criado em Manaus em 2014 que reúne uma série de qualidades que tem atraído a atenção dos manauaras.


Distante da área central da cidade, mas muito próximo a um grande shopping center, o Café com Texto investiu na decoração com livros para criar um ambiente em que a leitura tem seu espaço garantido.


Visitei o Café com Texto com a amiga Ângela Cativo, uma das mais apaixonadas pelo lugar. Viajante, Ângela que é Bibliotecária e Fotógrafa já esteve em vários países, inclusive na França e caiu de amores justamente por identificar elementos dos lugares que conheceu fora do Brasil.  
.

Gostei especialmente dos aspectos que remetem a ideia de biblioteca. Há uma indicação em grandes letras expressa em uma lousa. Aliás, a lousa me fez recordar os tempos de colégio, quanto não sabíamos que causava problemas de saúde o contato com giz e era um prazer apagar as palavras escritas.


No Café com Texto os dizeres não precisam ser diariamente apagados, ao contrário é bom mesmo que estejam lá para surpreender a todos com orientações, como essa, registrada na imagem que dizia "Ler, comer, beber, ouvir...o abuso da leitura não é perigoso! Utilize sem moderação."


O espaço físico não é grande. Há um salão de entrada aconchegante e propício para reunião de pequenos grupos, em outra sala está a área do espaço café/biblioteca. Dali se tem uma visão da pequena cozinha aonde funcionárias cuidam dos produtos do cardápio.


Cafés, chocolates, crepes, saladas...as propostas são voltadas para o segmento da gastronomia francesa. Única coisa que não gostei (confesso) foi não encontrar ali algum elemento adaptado de nossa cozinha amazonense, queria ter comido a nossa tapioca com café!


O acervo do Café com Texto é bem atraente. Há livros em língua inglesa e francesa, além de muitos títulos em Português, claro! Na oportunidade aproveitei para tietar o bonito livro O leão e a Libélula, da amiga Alessandra Leite!

O acervo de cd's de músicas também é muito especial!


A ideia de conhecer o Café com Texto era, além de desfrutar o prazer da companhia de Ângela em um espaço cativante, ver a possibilidade de deixar alguns exemplares de meus livros para venda pois como não estou morando em Manaus, torna-se difícil a difusão desse trabalho. 




O tempo que passamos Ângela e eu no Café com Texto, foi muito especial. Pena não termos encontrado Ana Guerra, a criadora do espaço. Ao final, assim como tantas pessoas que tem passado por ali, deixei um bilhetinho na porta demonstram o carinho pelo bom serviço e pela boa impressão com o ambiente!


Sobre o LUGAR o que mais posso dizer:
Que foi um prazer conhecer
 o Café com Texto
 e desfrutar ali
de chocolate quente
braiune
livros
fotografias
 e um brinde a amizade 
com Ângela Cativo!


Fica também a dica para os colegas que vão participar em outubro de 2016 do XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU).

O evento, reunirá em Manaus uma quantidade expressiva de bibliotecárias e bibliotecários de diferentes regiões do país.

O Café com Texto está localizado na avenida Umberto Calderado Filho, 955. Próximo ao Manauara Shopping!

Fotos: Ângela Cativo e Soraia Magalhães

Comentários

  1. Que lindo amiga! Foi maravilhoso desfrutar da sua doce companhia nesse espaço que evidentemente tem tudo haver com você também! Quando retornar à Manaus quero ir novamente nesse ambiente com você! Já estou morrendo de saudades! Super beijo e parabéns mais uma vez pelo blog e pelo seu lindo e prazeroso trabalho que realizar com tanto amor!

    ResponderExcluir
  2. Eles aceitam doações de livros?
    Reparei, em uma de sua fotos, que eles têm uma parte da coleção de livros que tenho aqui em casa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário